O que você procura?
Revista
Autores
Categorias
Subcategorias
Tags

Agenda de Futuro 2023 entrevista Márcio Girão

Programa do YouTube é uma das iniciativas do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, da Alerj

Já está disponível no YouTube entrevista do presidente do Clube de Engenharia, Márcio Girão, ao programa Agenda de Futuro 2023, que é uma das iniciativas do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, da Alerj. Na conversa com a subdiretora Geiza Rocha, ele fala sobre o potencial da economia fluminense e de como os diversos representantes do poder público e da sociedade civil podem contribuir para a recuperação da capacidade produtiva tanto da capital quanto do interior.

A entrevista é uma oportunidade para o público do canal do Fórum conhecer melhor a história e a importância do Clube de Engenharia. Conforme foi apresentado, a entidade tem mais de 140 anos de compromisso com a democracia, a soberania e o desenvolvimento do estado e do país. Por isso, se engajou desde o início no projeto do Fórum. O organismo da Alerj foi criado em 2003, com o intuito de ser uma instância voltada para a proposição de políticas públicas que proporcionem oportunidades de crescimento para o estado.

Girão saudou um dos frutos do Fórum, que é a aprovação da Lei 9.809/2022, que instituiu o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. É uma medida que procura promover o desenvolvimento científico e tecnológico, integrando universidades, agências de fomento, centros de pesquisa e empresas.

O presidente do Clube também ressaltou a necessidade de o Estado do Rio recuperar sua preponderância na Engenharia de Projetos, que pode ajudar a impulsionar diversos setores.

 “O panorama é de absoluta e urgente necessidade de um amplo mutirão pela recuperação da Engenharia nacional, envolvendo inclusive as compras públicas como aconteceu por exemplo na década de 70, quando houve um vertiginoso crescimento em tamanho e qualidade da Engenharia brasileira”, ressaltou Girão na entrevista.

Girão conclamou o Poder Legislativo fluminense a atuar no sentido de garantir mais recursos para a ciência e a tecnologia, dando especial atenção à Faperj e às universidades. Criar leis que estimulem as inovações e seu emprego por parte das empresas é outra missão do parlamento, na visão do presidente do Clube. Segundo ele, o Rio tem um potencial inexplorado.

“Os legisladores têm um papel muito importante de transformar esse potencial em cinética, energia que gera movimento e produz riqueza”, declarou Girão, fazendo uma analogia com a Física.

Desde 2019, a Agenda de Futuro reúne as 68 instituições que fazem parte do Fórum de Desenvolvimento Estratégico da Alerj, com o objetivo de apontar as principais pautas que devem estar na agenda dos deputados. O programa tem realizado entrevistas com presidentes de associações, cooperativas, federações, conselhos e reitores de universidades, que elencaram temas prioritários para o desenvolvimento sustentável do Estado do Rio.

Veja a entrevista:

Print Friendly, PDF & Email

Fale Conosco

Print Friendly, PDF & Email
Inscrição

Enviar Carta