Clube de Engenharia
Fundado em 1880

O que você procura?
Revista
Autores
Categorias
Subcategorias
Tags

Almoço de Confraternização homenageia iniciativas em prol da Engenharia

Condecorações para a A Salles Engenharia. Foto: Fernando Alvim

Clube presta homenagem aos 85 anos da A.Salles Engenharia e ao sucesso do Curso André Rebouças de reforço de Cálculo

Bons exemplos e belas iniciativas merecem as homenagens do Clube de Engenharia, que realizou no último dia 27/04 seu tradicional Almoço de Confraternização para saudar os aniversariantes do mês e dar destaque a quem fez importantes contribuições em prol do setor. Desta vez, a empresa que recebeu honraria foi a A.Salles Engenharia, especializada em refrigeração. A firma carioca completou recentemente 85 anos foi representada pelo seu CEO, Aureo Salles de Barros.

Almoço de Confraternização homenageia iniciativas em prol da Engenharia almoco de confraternizacao homenageia iniciativas em prol da engenharia almoco de confraternizacao homenageia iniciativas em prol da engenharia
O presidente do Clube de Engenharia, Márcio Girão, e o presidente da A.Salles Engenharia, Aureo Salles de Barros, ao centro. Foto: Fernando Alvim

Aureo, que é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Santa Úrsula, conta que a empresa foi fundada em 1938 pelo seu pai, Amando Salles de Barros, que se dedicava à importação de equipamentos, instalação de balcões e câmaras frigoríficas, além de manutenção desses aparelhos, principalmente para o comércio da cidade. Tanto fez por essa atividade na então capital federal que recebeu homenagem da Associação Comercial em 1946. Foi homenageada pela imprensa como melhor empresa de refrigeração comercial (1954), época em que começavam a ser instalados aparelhos de ar-condicionado na cidade.

Atualmente, a empresa emprega cerca de cem profissionais e tem grande parte de seus projetos voltados para os setores hospitalar e industrial. A firma de engenharia acompanhou a evolução tecnológica da refrigeração e hoje se destaca na implantação de projetos com alto grau de sustentabilidade e tecnologia, que empregam soluções de cogeração, por exemplo.

“Hoje atuamos muito na eficiência energética e com alternativas energéticas. Hoje se faz ar-condicionado com equipamentos que funcionam a gás natural. O consumo equivale a 5% ao de um equipamento comum, através da cogeração. Tanto esfria o ambiente quanto aquece a água, proporcionando um maior aproveitamento da energia. É muito adequado para instalações hospitalares”, explica Aureo.

Durante o almoço, o Padre Navarro, da Capela Santo Cristo dos Milagres, do Alto da Boa Vista, abençoou a empresa e estendeu sua bênção a todos os profissionais associados ao Clube de Engenharia. Ele elogiou o espírito conciliador do CEO da A.Salles e lembrou a contribuição da empresa na climatização da capela nos anos 1970, o que era um conforto raro para fiéis no Rio de Janeiro da época.

O almoço de confraternização também foi uma oportunidade para homenagear o Curso André Rebouças, que oferece aulas de reforço de Cálculo para estudantes de Engenharia carentes, principalmente cotistas. O alto índice de repetência nessa disciplina é um dos problemas mais sérios dos cursos e tende a elevar a evasão nas graduações.

Fotos: Fernando Alvim

Print Friendly, PDF & Email

Recomendado

Próximos Eventos

Fale Conosco

Print Friendly, PDF & Email
Inscrição
Enviar Carta