Clube de Engenharia
Fundado em 1880

O que você procura?
Revista
Autores
Categorias
Subcategorias
Tags

Alunos, professores e funcionários da UERJ vão escolher nova Reitoria

Campus da UERJ. Crédito: Creative Commons

Eleição será decidida em segundo turno entre os dias 28 e 30 de novembro, entre as duas chapas mais votadas na consulta feita no início do mês

A comunidade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) vai decidir entre a próxima segunda-feira (28/11) e a quarta-feira (30/11) quem comandará a instituição nos próximos três anos. Os estudantes, técnicos e professores vão escolher entre a Chapa 10, formada por Gulnar Azevedo (Medicina) e Bruno Deusdará (Letras), e a Chapa 30, composta por Mario Carneiro (Odontologia) e Lincoln Tavares (Geografia).

A votação de primeiro turno já escolheu os diretores das unidades acadêmicas, unidades de saúde, Centro de Produção (Cepuerj) e Rede Sirius de Bibliotecas para o período 2023-2027. A votação, realizada entre os dias 7 e 9 de novembro, teve a participação de mais de 14 mil alunos, docentes e técnicos administrativos. A relação completa das chapas vencedoras e o quantitativo de votos, distribuídos por unidades e categorias, assim como o quantitativo daqueles que votaram online pelo Projeto Piloto,  já foram disponibilizados pela Secretaria dos Conselhos (Secon).

Nessa primeira consulta à comunidade, a Chapa 10 obteve 48,6% dos pontos, enquanto a Chapa 30 alcançou 40,2%. A chapa 20, de Maria Isabel de Castro e Jacques Dias, ficou em terceiro lugar, com 11,2%.

No Centro de Educação e Humanidades, o professor Roberto Dória foi eleito, com 69,5% dos pontos, enquanto Nádia Pimenta Lima venceu no Centro de Tecnologia e Ciências, com 55%. Já o Centro Biomédico terá nova votação entre Mario Fritsch e Jorge Carvalho. No Centro de Ciências Sociais, concorrem José Ricardo Cunha e Renato Veloso.

Cada pontuação foi calculada usando uma fórmula que considera o total de votos válidos e a paridade entre os três diferentes grupos (alunos, docentes e técnicos), conforme aponta o Comunicado 21 da Comissão Eleitoral Geral (CEG). A apuração para Reitoria e centros foi finalizada na madrugada de sexta-feira (10), no Teatro Odylo Costa, filho, campus Maracanã, com transmissão dos resultados em tempo real pela TV Uerj.

“Neste primeiro turno, vivenciamos uma acirrada disputa, com intensa participação de estudantes e servidores. A Universidade demonstrou, mais uma vez, sua vocação para indicar caminhos para a consolidação das práticas democráticas no país”, comenta a professora Lucia Helena Salgado, da Faculdade de Ciências Econômicas (FCE) e presidente da CEG. “A grande vitoriosa neste pleito foi a comunidade uerjiana”, frisa.

Volte ao Engenharia em Pauta.

Print Friendly, PDF & Email

Recomendado

Próximos Eventos

Fale Conosco

Print Friendly, PDF & Email
Inscrição
Enviar Carta