Encontros com Tecnologia: universo da inovação pela tecnologia

Encontros com Tecnologia: universo da inovação pela tecnologia
Projetos Especiais

Introdução

Evento aborda os desafios do setor que tem o maior potencial de contribuir para o desenvolvimento do país

A inovação e o desenvolvimento tecnológico são os motores do crescimento econômico e da geração de empregos qualificados no país. Em função da relevância desses temas e havendo necessidade de construir um espaço de diálogo e troca de ideias para gerar proposições que possam ser encaminhadas pelo Clube de Engenharia, foi idealizado o evento em formato de networking temático “Encontros com Tecnologia” para aproximar pessoas de diferentes setores, gerações e formações. 

Especialistas de diversas áreas são convidados a compartilhar conhecimentos e experiências para inspirar o debate que ocorre entre os participantes em pequenos grupos e em plenário. Além da troca de informações, úteis no campo das políticas públicas, dos negócios e do acadêmico, os eventos estão proporcionando oportunidade de se estabelecer conexões entre os participantes, que reforçam assim seu networking.

Sempre na primeira quarta-feira de cada mês, o Encontros já abordou temas variados  desde abril de 2021, quando foi criado.   A equipe que promove o evento, coordenada pela conselheira vitalícia Fátima Sobral Fernandes, é formada pelos conselheiros Cesar Drucker, José Eduardo Andrade, Lucas Getirana, Margarida Lima e pela vice-presidente Maria Alice Ibañez Duarte.

“A inovação e o desenvolvimento de soluções de base tecnológica são fundamentais para que se possa reverter este quadro econômico atual e possamos tornar o Brasil mais próspero e equânime. Ao longo do tempo em que os Encontros com Tecnologia  vêm sendo realizados, temos procurado destacar para os sócios e para a sociedade o enorme potencial que o país tem e a necessidade urgente de aprimoramento de políticas públicas que promovam a aproximação de empresas e pesquisadores para criar soluções efetivas para problemas reais e relevantes da sociedade como, por exemplo, a erradicação da insegurança alimentar em que vivem 33 milhões de brasileiros”, afirma a mediadora do evento, Fátima Sobral Fernandes.

A seguir, estão enumerados os temas abordados desde a criação, e todos os eventos podem ser assistidos na playlist “Encontros com Tecnologia” no Canal do Youtube do Clube de Engenharia, em que se pode observar o interesse e a participação de todos os presentes em cada evento. 

Os eventos são sempre divulgados através das redes sociais do Clube de Engenharia e a inscrição gratuita na plataforma Sympla é necessária para a participação nos Encontros. 

AUTORES / EPISÓDIOS

Construindo o Futuro: Explorando a Revolução das Casas e Prédios Inteligentes

A automação de residências e prédios comerciais é uma tendência que está proporcionando maior qualidade de vida às famílias e maior eficiência e também conforto aos ambientes corporativos e foi o foco do Encontros com Tecnologia de novembro de 2023. As construções inteligentes, com seus sofisticados recursos de iluminação, refrigeração, entre outros, estão trazendo notáveis benefícios, que não podem ser ignorados por quem atua no setor e também pelo público em geral. Em vista desse processo,  o engenheiro e empresário Luiz Felipe de Campos Feio fez essa inspiradora palestra para contar o que há de mais moderno nesse campo.

Energia solar pode ser um bom investimento para famílias e empresas

O Encontros com Tecnologia de outubro de 2023 ajudou a elucidar muitas questões que intrigam quem tem a intenção de instalar painéis fotovoltaicos em casa ou nas empresas a fim de reduzir os gastos com energia elétrica. O engenheiro elétrico Yan Queiroga expôs vários aspectos financeiros e técnicos sobre essa geração energética no programa, intitulado “Futuro da energia solar nas empresas e nas residências: perspectivas tecnológicas”. Foi um inspirador programa que tratou da segurança nas instalações, sobre o perfil de consumidor mais adequado para essa opção, das condições das edificações, bem como dos rumos dessa fonte no Brasil. Não perca mais esse programa!

Perspectiva Brasileira da Interação ICTs – Empresas para criação de inovações

O engenheiro Paulo Coutinho, pesquisador chefe do Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos no Rio de Janeiro, no SENAI CETIQT, foi convidado do Encontros com Tecnologia de setembro de 2023. Ele falou não só da sua experiência nessa unidade, como sobre o processo de interação entre institutos de ciência e tecnologia e as empresas, onde as inovações são de fato aplicadas. Não perca mais esse episódio do projeto do Clube de Engenharia.

Panorama do Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação em Angola

A palestrante Haymée Pérez Cogle expôs no Encontros com Tecnologia de agosto/23 como as instituições angolanas públicas e privadas que atuam no campo científico e tecnológico se organizam e interagem para promover a criação e desenvolvimento de startups de base tecnológica.

Lições aprendidas e perspectivas relacionadas ao WEBSUMMIT 2023

O Encontros com Tecnologia de julho recebeu Marília de Sant’Anna Faria, que trabalha na Gerência de Projetos, na Coordenação de Negócios Tecnológicos e Inovadores como gestora estadual do Sebrae Startup Win. Ela falou do legado da WEBSUMMIT 2023 e das perspectivas para os próximos anos, com a realização desse evento no Rio de Janeiro.

Como superar os principais desafios da cibersegurança nas empresas e na vida pessoal?

A 25ª edição do projeto Encontros com Tecnologia tratou do tema “Como superar os principais desafios da cibersegurança nas empresas e na vida pessoal?”. A especialista em cibersegurança Andréa Thomé mostrou quais são as principais vulnerabilidades e as medidas que podem ser tomadas para se prevenir contra ataques. Não perca mais esse conteúdo do Clube de Engenharia.

Quais os possíveis cenários no futuro do nosso País em função da evolução tecnológica?

O avanço tecnológico tem causado transformações impactantes e até disruptivas nas atividades profissionais e no mundo corporativo de forma geral. Por isso, foi tão importante esse debate sobre como a sociedade deve se preparar para que essa evolução para obter o melhor proveito possível, com a devida adaptação de pessoas de todas as idades às mudanças advindas desse processo. Participaram da 24ª edição do Encontros com Tecnologia o professor Jano Moreira de Souza e o engenheiro de produção Yuri Lima.

Uma nova ferramenta transformadora e seus impactos: ChatGPT

A 23ª edição do Encontros com Tecnologia, do Clube de Engenharia, recebeu o consultor Michel Ferreira de Castro, que tratou do advento do ChatGPT, uma ferramenta de Inteligência Artificial que está causando forte impacto na sociedade. O tema foi abordado em seus múltiplos aspectos e foi esmiuçado não só do ponto de vista tecnológico, mas também através do prisma dos efeitos econômicos, sociais e políticos dessa inovação. Não perca mais esse episódio!

O Futuro do Estado do Rio de Janeiro pelo seu Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico

Em março de 2023, o Encontros de Tecnologia contou com a participação da ex-Secretária-Geral do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, da ALERJ, Geiza Gomes Rocha. Ela falou sobre a atuação do órgão em seus 20 anos de existência e dos avanços que proporcionou no aperfeiçoamento da legislação  e das políticas públicas no âmbito estadual.

Desafios do letramento digital

O evento de fevereiro de 2023 recebeu a educadora e mentora Marcilene Scantamburlo, para falar de um tema ainda pouco em conhecido: letramento digital. É um assunto, no entanto, cada vez mais relevante e que envolve questões do cotidiano que precisam ser encaradas pelo sistema educacional. Ela falou sobre a importância de saber lidar com a tecnologia, com segurança e consciência crítica.

O que há de novos modelos de contratação de inovações tecnológicas pela administração pública?

O Encontros com Tecnologia de dezembro trouxe o advogado Thiago de Oliveira para tratar da legislação sobre startups e inovação e sua relação com as compras públicas. Esse é um setor que pode impulsionar em muito o desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras, o que tende também a melhor o desempenho da própria administração pública.

Desmistificação da Inteligência Artificial: entre a idealização e a catástrofe

Em novembro de 2022, o Encontros com tecnologia tratou da questão da influência da Inteligência Artificial na economia, na vida social e na política. A professora Dora Kaufman, uma especialista no assunto, encarou o desafio de mostrar o panorama da aplicação dessa tecnologia em diversas áreas e debateu seus pontos mais polêmicos.

Desafios do empreendedorismo de base científico-tecnológica: da bancada para o balcão

O evento de outubro de 2022 tratou deste tema vital e contou com a participação do cientista Mauro Rebelo. Foi mais uma oportunidade de se aprender sobre o mundo instigante da inovação e das etapas necessárias  a serem percorridas entre a pesquisa e a viabilização comercial das ideias. 

Engenharia e Tecnologia: Independência ou Morte para o Brasil?

O Bicentenário da Independência, em setembro de 2022, foi a oportunidade para se debater políticas governamentais para o desenvolvimento do País, e o palestrante convidado para abordar o tema sob a ótica da ciência e da tecnologia foi o ex-presidente do Clube de Engenharia Pedro Celestino.

Gestão da propriedade intelectual nas engenharias

Este foi o tema de agosto de 2022 do projeto. O professor Rogério Atem e o advogado Sandro Bouth Guedes falaram sobre as questões que envolvem o registro e a proteção dos diversos formatos de propriedade intelectual das empresas e de pesquisadores.

Limites e possibilidades da biotecnologia

Em julho de 2022, o Encontros com Tecnologia recebeu o Diretor do Programa Engenharia de Organismos da empresa Ginko Bioworks, Bernardo Torres da Costa, que fez sua palestra direto de Boston (EUA). Ele tratou de mais um tema de amplo interesse da sociedade.

O Brasil na Década dos Oceanos

Em junho de 2022, para celebrar o Dia Mundial dos Oceanos, este foi tema escolhido para o projeto. Foi convidado o Capitão-de-Mar-e-Guerra Marzone Affonso Rêgo Gavino, da Reserva da Marinha e assessor na Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), que abordou os avanços nas pesquisas sobre os ecossistemas marinhos e o potencial econômico da chamada Amazônia Azul brasileira. 

Produção Mais Limpa e Geração de Empregos

O evento de maio de 2022 contou com a participação de duas engenheiras químicas gaúchas. Rosele de Felippe Wittée Neetzowe Ana Maria Evangelho Oestreichapresentaram aspectos relevantes da “”, apontando caminhos para a realização de projetos bem-sucedidos relacionados com a sustentabilidade nas empresas.

Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação do Rio de Janeiro: Tendências e Oportunidades

O tema de abril de 2022 focou na realidade do Estado do Rio. O assunto foi explorado pelo sociólogo Guilherme de Oliveira dos Santos, da FAPERJ, que mostrou as possibilidades que o Estado possui para aproveitar ao máximo seu potencial científico e criativo. 

A evolução da WEB e o METAVERS0: tendências e desafios

Em março de 2022, foi a vez de debater sobre este tema que conquistou a mídia e os debates nas redes, com os convidados Pedro Mendes, desenvolvedor frontend especializado em inovações digitais, e Carlos Henrique Pereira, da Fallen Company. 

Indústria dos Games e seus impactos

Em fevereiro de 2022, o Encontros tratou de tema de grande interesse principalmente de jovens empreendedores. Rafael Bastos, game producer na Dumativa e criador de diversos projetos de sucesso, e Fabiana Brigão Silva, doutora em Aprendizagem Digital e Gamificação, abordaram os dilemas e potencialidades desse universo.

Oportunidades para o Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais Inovativos no Brasil

A exposição escolhida para o mês de dezembro de 2021 foi a de José Eduardo Cassiolato, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenador da RedeSist, Diretor do Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI e Secretário Geral de Globelics – Global Research Network on the Economics of Learning, Innovation and Competence Building Systems.

Tendências do Desenvolvimento Econômico e Inovação no Rio de Janeiro

A exposição inspiradora dos debates do Encontros em novembro de 2021  foi de Marcel Balassiano, subsecretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Rio de Janeiro

Chatbots humanizados e desenvolvimento sustentável: ficção ou realidade?

A exposição de outubro de 2021 ficou a cargo de dois executivos da Jade Technology, startup que implementou a tecnologia do chatbot humanizado no Centro Universitário Augusto Motta – Unisuam. Os convidados foram o  empreendedor e empresário C. Eduardo A. Nogueira, profissional de Marketing e Negócios com 30 anos de experiência, boa parte deles dedicados à mediação de conhecimentos de gestão acadêmica, e Michel Ferreira de Castro, CEO da Jade Technology e consultor da Accenture. Ele trabalha há mais de 10 anos com o desenvolvimento de soluções digitais para grandes empresas nacionais e multinacionais.

BNDES Garagem: uma experiência de fomento ao empreendedorismo brasileiro

A participação inspiradora deste encontro em setembro de 2021 foi de William Saab. Funcionário do BNDES há 29 anos, o economista, contador e advogado exerceu diferentes funções dentro do banco até chegar às equipes responsáveis pelo Programa BNDES Garagem na Aceleração de Startups de Impacto. Com pós-graduação pela COPPEAD-UFRJ, ele é professor da Universidade Cândido Mendes e da PUC-Rio no curso de Negócios de Impacto Socioambiental. 

Das cidades atuais às Cidades Inteligentes rumo ao Desenvolvimento Sustentável

A exposição inspiradora do projeto em agosto de 2021 foi do Engenheiro de Telecomunicações Telmo Cardoso Lustosa, ex-diretor da secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, onde no início da década de 2010 era responsável pela área de Tecnologia da Informação e Comunicação. Hoje ele é professor do curso Smart Cities da Extecamp/UNICAMP e atua na Divisão Técnica Especializada de Eletrônica e Tecnologia da Informação (DETI) do Clube de Engenharia e no seu Conselho Diretor.

5G e o desenvolvimento sustentável brasileiro: Desafios e Oportunidades

Em uma conversa pensada para técnicos e leigos, Marcio Patusco Lana Lobo falou em julho de 2021 sobre o que esperar da implementação da tecnologia 5G no Brasil, as oportunidades que deverão surgir e os desafios que o país enfrentará, principalmente no que se refere à desigualdade digital, marcada por municípios ainda sem conexão alguma. Patusco é ex-presidente do Comitê Consultivo da ANATEL, atuando hoje na Câmara de Universalização e Inclusão Digital do Comitê Gestor da Internet no Brasil, nas divisões técnicas especializadas de Ciência e Tecnologia (DCTEC) e Eletrônica e Tecnologia da Informação (DETI) do Clube de Engenharia, onde também é Conselheiro.

Desafios da transformação de projetos científicos em atividades econômicas

Para tratar dos desafios que se colocam entre os projetos científicos e a viabilização do negócio, o evento recebeu em junho de 2021 o professor José Carlos da Silva Pinto, do Programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da UFRJ. 

REINDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA E PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: transformação digital, empregos e desenvolvimento sustentável

Em maio de 2021, foi convidado para expor o tema e trocar ideias, Luiz Alfredo Salomão, conselheiro do Clube de Engenharia, ex-deputado da Assembleia Nacional Constituinte e diretor da Escola de Políticas Públicas e Gestão Governamental do IUPERJ/UCAM.

O ECOSSISTEMA DE EMPREENDEDORISMO: contribuições para superar a crise pandêmica e alcançar os ODSs

O tema deste primeiro encontro de abril de 2021 foi exposto por Lucimar Dantas, gerente de Articulações Corporativas do Parque Tecnológico da UFRJ.

Print Friendly, PDF & Email

Fale Conosco

Print Friendly, PDF & Email
Enviar Carta
Inscrição