Cartão provisório do Crea-RJ garante o acesso dos profissionais recém-formados ao mercado de trabalho

Crea-RJ concede este primeiro registro para facilitar a atividade profissional até a entrega do diploma

O cartão provisório é a porta de entrada no Sistema Confea/Crea e Mútua, que regulamenta e fiscaliza o exercício profissional nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências. Por isso, com o objetivo de apoiar os profissionais recém-formados em seus primeiros passos na carreira, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea-RJ) vem fomentando cada vez mais as parcerias com diversas universidades da região metropolitana e do interior, com ações voltadas para facilitar e acelerar o processo de recebimento dos cartões de registro provisório pelos recém-formados. O objetivo é que no dia da colação de grau ou data muito próxima, os formandos que aderiram ao projeto já saiam da cerimônia com seus documentos, otimizando o tempo de interação com o Conselho, reduzindo a interação a um encontro.

“O papel do Crea-RJ é fundamental para a sociedade, pois cabe a ele regulamentar o exercício profissional e garantir que os serviços prestados por nossos profissionais sejam feitos com qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente. A entrega das carteiras provisórias é um momento especial para os profissionais recém-formados, pois é quando recebem o reconhecimento pelo esforço e pela dedicação nos anos de estudo e podem de fato ingressar na carreira”, explica Luiz Antônio Cosenza, presidente do Crea-RJ e conselheiro do Clube de Engenharia.

Na parceria com as instituições de ensino superior, o Crea-RJ faz contato com as coordenações de cursos e suas secretarias. Dessa forma, os formandos são informados sobre esse diferencial para a obtenção do registro. Uma das grandes vantagens é que o Conselho estabelece dinâmicas com base nas características de cada instituição, para recebimento da documentação pessoal dos formandos interessados e posterior entrega do documento do Crea-RJ, no dia da colação de grau ou em data muito próxima.

O cartão provisório permite aos novos profissionais exercerem legalmente, de modo temporário, suas atividades. Ele é emitido para os formandos que ainda não receberam o diploma ou para os profissionais que estão em processo de registro no Crea-RJ. As carteiras têm validade de um ano e podem ser prorrogadas por mais um ano, mediante solicitação formal e apresentação de documento da instituição que informe que o diploma ainda está em fase de expedição.

“A carteira provisória é o que dá base para a emissão da Carteira Definitiva do Crea-RJ. Ela coloca os recém-formados de forma mais rápida na vida profissional, abrindo as portas do mercado de trabalho, além de garantir a efetiva participação deles em concursos públicos. Com a Carteira Provisória, há a comprovação de que o profissional já está apto para exercer suas funções. É, certamente, o documento mais importante da vida do recém-formado, pois sacramenta o sonho e traduz o esforço para o exercício profissional”, explica Marcelo Tadeu, responsável pela Supervisão de Formandos, área ligada à Coordenação de Registro e Cadastro Crea-RJ.

É importante ressaltar que o projeto de “Orientação e Registro Profissional”, que facilita o registro profissional, é resultado da maior sintonia nas relações do Crea-RJ com as instituições de ensino participantes.

“De início, fazemos contato com as secretarias e coordenações das universidades para que, de acordo com o cronograma delas e demais características, possamos fazer algo para orientar os estudantes nesta transição da vida acadêmica para a vida profissional. A primeira interação com os estudantes, após a pandemia, passou a acontecer na maioria dos casos de forma online. Depois de uma série de atividades remotas e após recebermos as confirmações de aptos a colar grau, realizamos o encontro presencial no Crea-RJ, quando eles conhecem nossas instalações e se encontram com nossos diretores e funcionários. Após a pandemia de Covid-19 e as questões de segurança sanitária, em muitas ocasiões, a entrega dos cartões provisórios está sendo feita após as cerimônias de formaturas, que também foram adaptadas à nova realidade. Tudo depende das parcerias com as universidades e as possibilidades que cada instituição tem de atender às necessidades básicas para otimização do projeto. Esse trabalho do Crea-RJ é importantíssimo porque colabora com o desenvolvimento da educação e das carreiras tecnológicas, em todos os níveis de formação”, destaca Marcelo Tadeu.
O projeto de “Orientação e Registro Profissional” atua muitas vezes em parceria com o Programa Progredir do Crea-RJ. Voltado para a capacitação e orientação dos profissionais e recém-formados, o Progredir oferece cursos, palestras técnicas, seminários, workshops, debates e diversos outros eventos de cunho técnico e de conhecimento em geral.

Print Friendly, PDF & Email

Fale Conosco

Print Friendly, PDF & Email
Inscrição

Enviar Carta