Clube de Engenharia
Fundado em 1880

O que você procura?
Revista
Autores
Categorias
Subcategorias
Tags

Centro de Pesquisas da Petrobras completa 60 anos

Cenpes esteve diretamente ligado ao início da produção da companhia em águas ultraprofundas e à descoberta do pré-sal brasileiro

Consolidado como um dos maiores complexos de pesquisa aplicada do mundo, o Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), da Petrobras, celebrou 60 anos nesta segunda-feira (04/12). Ao longo de seis décadas, o polo de tecnologia e inovação tem tido importância fundamental para a companhia e para o Brasil, ao se tornar referência internacional em excelência tecnológica e para o avanço de toda a indústria de petróleo, gás e energia.
 
Fundado em 1963, mais do que um centro de pesquisas, o Cenpes tem sido um eixo estratégico para a Petrobras. Reflexo disso é que esteve diretamente ligado ao fortalecimento do refino e E&P nacionais; à descoberta dos campos offshore e do pré-sal brasileiro; e à expertise da Petrobras em operações em águas ultraprofundas. Hoje, o grande desafio do Cenpes é promover insumos à companhia em direção à transição energética, como aponta o presidente da empresa, Jean Paul Prates.
 
“O Cenpes é, ao mesmo tempo, o cérebro e o coração da inovação da Petrobras. É movido pelos desafios diferentes de cada década dos últimos 60 anos, quase o mesmo tempo de vida da própria companhia, sendo um braço direito de longa data. Aqui nasceram soluções tecnológicas que nos levaram à eficiência operacional e à competitividade de mercado. Atualmente, o Cenpes tem sido um importante agente de transformação dedicado ao desenvolvimento de tecnologias mais limpas e sustentáveis, alinhadas aos novos desafios ambientais”, declarou Prates.
 
A trajetória do Cenpes é marcada por descobertas pioneiras, projetos inovadores e parcerias estratégicas que elevaram o padrão de excelência do setor de energia. O diretor de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Carlos Travassos, lembra que, como resultado, apoiada em todo suporte do Cenpes, a Petrobras ganhou, por seis vezes, o prêmio Distinguished Achievement Award, da Offshore Technology Conference (OTC), em reconhecimento às tecnologias desenvolvidas para produção offshore.
 
“Está no DNA do Cenpes permanecer na vanguarda da pesquisa e desenvolvimento, focados em soluções que enfrentam os desafios do setor de energia, alinhados com as demandas do mercado e os princípios da sustentabilidade. As pesquisas desenvolvidas pelo Cenpes viram estratégia de negócio e geram valor para a Petrobras, para a sociedade e para todo o segmento mundial de energia”, completou Travassos.
 
Com uma área total de 308 mil m² e 116 laboratórios e plantas-piloto instalados, o Cenpes é reconhecido como um celeiro de talentos e capacidade técnica. Por meio de suas instalações de ponta, o centro abriga laboratórios de excelência e equipes multidisciplinares, dedicadas a pesquisas e estudos nas áreas de exploração e produção de petróleo, refino, gás natural, energias renováveis e meio ambiente. Essa infraestrutura, segundo a gerente executiva do Cenpes, Maiza Goulart, permite a realização de testes, análises e experimentos que impulsionam a inovação e a melhoria contínua das operações da Petrobras.
 
“A celebração dos 60 anos do Cenpes é um momento para reconhecer e honrar as conquistas do passado, enquanto se olha para o futuro com determinação e consciente do seu papel de protagonista na busca por soluções energéticas mais limpas e sustentáveis. A Petrobras reafirma seu compromisso com a inovação contínua e o desenvolvimento tecnológico, com o Cenpes como um pilar fundamental nessa jornada”, concluiu Maiza.
 

Print Friendly, PDF & Email

Recomendado

Próximos Eventos

  • Anuncie Aqui

  • Se você viu, seu cliente também verá!

  • Fale Conosco

    Print Friendly, PDF & Email
    Inscrição

    Enviar Carta