Clube vai reunir propostas para incrementar a Ciência e a Tecnologia no Estado do Rio

Parte da pauta que será encaminhada à Alerj foi apresentada em reunião do Conselho Diretor para a presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Elika Takimoto

O Clube de Engenharia vai reunir propostas para serem encaminhadas à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) com o intuito de incentivar o desenvolvimento das atividades científicas e tecnológicas. Parte dessas pautas foi levantada durante reunião do Conselho Diretor que contou com a presença da deputada estadual e presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia do Legislativo Fluminense, Elika Takimoto (PT). O objetivo é estabelecer cooperação e propor políticas públicas para a retomada do crescimento econômico, com maior justiça social.

A parlamentar, que está iniciando seu primeiro mandato na Alerj, aproveitou o encontro para contar sua trajetória profissional e política. Elika é professora licenciada de Física do Cefet, com mestrado em História das Ciências, Tecnologias e Epistelmologia, pela UFRJ, e doutorado em Filosofia pela UERJ. Também conseguiu grande destaque como autora de livros sobre ciências, entre eles “Como Dialogar com um Negacionista” e “Isaac no Mundo das Partículas”.

Ela afirmou que desde que assumiu a Comissão vem procurando estabelecer diálogo com instituições de ensino e pesquisa e órgãos de fomento para levantar demandas e buscar fortalecer a rede que atua na área do estado. O órgão do Legislativo tem a função de realizar audiências públicas, propor projetos de lei, exercer a fiscalização sobre o Executivo e também debater ideias que incentivem as atividades científicas no Rio.

“O principal desafio é inserir o Rio de Janeiro na cadeia global, com respeito ao meio ambiente, fazendo da inovação uma forma de tentarmos reverter o aquecimento global. Ciência e tecnologia têm uma importante contribuição a dar no resgate da economia e para a construção de parque industrial avançado no estado”, afirmou a deputada.

O presidente do Clube, Márcio Girão, elogiou o trabalho da deputada, que luta contra o negacionismo e atua na divulgação de conhecimentos científicos, como escritora e palestrante.

“O Clube vai montar uma comissão para encaminhar propostas à Alerj sobre Ciência e Tecnologia, sobretudo que envolvam a Engenharia, que possam ser debatidas pela Assembleia”, destacou Girão.

Durante a reunião, vários conselheiros apresentaram proposta de temas que podem ser amadurecidos pela Comissão da Alerj. Entre eles, está a política para os fertilizantes, a energia nuclear, o polo metal-mecânico, o Complexo Econômico-Industrial da Saúde e a mobilidade. Também foi lembrada a necessidade de a Assembleia cobrar do governo estadual a execução de leis já aprovadas, como a que criou o Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia e Inovação.

Print Friendly, PDF & Email

Fale Conosco

Print Friendly, PDF & Email
Inscrição

Enviar Carta