CNPq e MCTI anunciam reajuste das bolsas de fomento tecnológico e extensão inovadora

Modalidades não foram contempladas no anúncio anterior. Reajuste chega a 94%

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) anunciam na última terça-feira (18/07) o aumento do valor das Bolsas de Fomento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq, destinadas à formação e capacitação de recursos humanos e à agregação de especialistas, que contribuam para a execução de projetos de pesquisa ou de desenvolvimento tecnológico, assim como atividades de extensão inovadora e transferência de tecnologia. O reajuste contempla oito modalidades e beneficia 6.500 bolsistas atualmente em atuação. Os novos valores passam a valer já no próximo pagamento, em agosto.

 “As bolsas de fomento tecnológico e extensão inovadora constituem mais um instrumento para a transferência de conhecimento e geração de inovação. O reajuste que anunciamos hoje reflete o compromisso do nosso governo com as pesquisadoras e pesquisadores do país e com a ciência como instrumento para a superação dos mais diferentes desafios e como pilar do desenvolvimento nacional, sendo a inovação um dos principais elementos da política de reindustrialização do Brasil em novas bases tecnológicas”, disse a ministra Luciana Santos.

 O impacto orçamentário é de R$ 202 milhões, com recursos do orçamento do CNPq, do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), do MCTI e de instituições parceiras que contam com bolsistas das modalidades contempladas, tais como o Ministério da Saúde, Embrapa, INPE, Fiocruz, AEB e outros. 

 “Não pudemos anunciar antes esses reajustes porque os novos valores dependiam de recursos de fontes externas e, para isso, foram necessários estudos e negociações com cada parceiro para definirmos os valores viáveis”, explicou o presidente do CNPq, Ricardo Galvão. “Essas bolsas representam o principal instrumento de atração de pessoal qualificado no âmbito de parcerias temáticas do CNPq, além de atuar como importante reforço às equipes do Programa INCT”, completou.

Print Friendly, PDF & Email

Fale Conosco

Print Friendly, PDF & Email
Inscrição

Enviar Carta