O que você procura?
Revista
Autores
Categorias
Subcategorias
Tags

Coletivo Força Motriz comemora redução de reprovação de Cálculo na UFRJ

Índice ainda é superior à metade, mas já apresenta resultado de aulas de reforço e de debate por mudanças metodológicas

Os altos índices de reprovação na disciplina de Cálculo 1 nos cursos de Engenharia da Escola Politécnica da UFRJ acabam contribuindo com a evasão antes da formatura e não são favoráveis para a formação do número ideal de engenheiros necessários para o desenvolvimento não do só do Estado do Rio como do país. Mas um sinal de que desse quadro está mudando foi a redução desse percentual apresentado no semestre passado.

Segundo o Pedro Monforte, coordenador do coletivo Força Motriz, a matéria contou com reprovação de 58%, o que pode parecer alto. No entanto, está bem abaixo do registrado no segundo semestre de 2022, por exemplo, que foi de 88%. O grupo é responsável pelo Curso André Rebouças, que oferece aulas de reforço de Cálculo para alunos cotistas, com o apoio do Clube de Engenharia e outras instituições.

“É uma mudança histórica, não só em virtude dos frutos já obtidos com o curso, mas também por causa de uma mudança de metodologia que já vemos. Há uma maior aceitação da diversidade e da ideia de igualdade no ensino”, afirma Monforte.

O Curso André Rebouças atende prioritariamente alunos carentes e a maioria chega com pelo menos uma reprovação na disciplina, mas no último semestre conseguiu que 44 estudantes avançassem com a aprovação nessa etapa. Além de procurar reduzir ainda mais o índice de reprovação nessa importante disciplina do ciclo básico da Engenharia, o coletivo quer aprofundar as mudanças propostas, como a necessária atenção dos professores a dificuldades relativas ao conteúdo do Ensino Médio, maior compatibilidade entre o conteúdo de sala de aula e o exigido em prova e maior assiduidade dos alunos nas sala de aula.

Coletivo Força Motriz comemora redução de reprovação de Cálculo na UFRJ estudantes receberao aulas de reforco de calculo no clube de engenharia estudantes receberao aulas de reforco de calculo no clube de engenharia 3
Aula inaugural no Clube de Engenharia

O Força Motriz também pretende ampliar as formas de auxílio aos alunos carentes e oferecer aulas de outras disciplinas, como Inglês.

“Acreditamos que reduzir a reprovação em Cálculo para menos de 50% será uma meta razoável, mas queremos que os alunos tenham condições de estudar em casa com computador e acesso à internet e não falte à aula por não ter como chegar ao Fundão”, ressaltou Monforte.

Print Friendly, PDF & Email

Fale Conosco

Print Friendly, PDF & Email
Inscrição

Enviar Carta