Editorial: Desastre em Maceió

Desastre em Maceió

Diretoria

Entramos em um novo ano em que eventos internacionais, seminários e apresentações colocarão em evidência uma preocupação com o planeta em que vivemos. Não só nos esforços para uma tentativa de melhora nas condições climáticas futuras, mas também na valorização da biodiversidade atual e sua proteção contra ações predatórias. Neste sentido, nossa presente revista incide, em várias matérias, nos aspectos de relevância que nos remetem à discussão ampla da exploração de recursos naturais, dos seus limites e de um possível esforço regenerativo desses ecossistemas.

Mesmo depois de bastante explorado pela grande imprensa, abordamos a tragédia do colapso das minas de sal-gema em Maceió, com uma visão mais técnica e crítica, apontando formas de mitigação dos impactos irreversíveis para a população local, sem deixar passar em branco a lógica ameaçadora dos interesses econômicos negligentes que se sobrepõem aos da sociedade.

Da mesma forma, e numa perspectiva mais global, as projeções de aumento populacional e as consequentes interferências na atmosfera terrestre, com possíveis impactos em sua composição, a dita era do Antropoceno, que temos presenciado pelas mudanças climáticas recentes em quase todo o mundo, estiveram no foco em outra matéria. Mas em contrapartida, os avanços tecnológicos no entendimento destes fenômenos poderão, com certeza, auxiliar na busca da adequada regeneração ambiental.

Por fim, realçamos o evento de 35 anos da Constituição de 1998, ocorrida no Clube de Engenharia em dezembro último. Destaque para a participação do Clube e outras entidades no apoio à nova Carta e sua promulgação. Sendo considerada a Constituição Cidadã, não esquecer que, ainda assim, esteve a ponto de ser violada em 8 de janeiro de 2023, e que as apurações e responsabilidades destas manifestações antidemocráticas estão ainda por serem esclarecidas. 

Outras matérias técnicas complementam o conteúdo qualificado desta edição de Clube de Engenharia em Revista: drones e sua regulamentação, automação residencial e corporativa, reciclagem de lixo eletrônico, fatos sobre a exploração do Pré-Sal, suspensão da concessão à Supervia, IA na gestão de ativos, criação de entidade preocupada com a qualidade de ferrovias, e no caminho de dar um tom mais leve ao conjunto dos artigos, um pouco de curiosidades sobre os temas da engenharia

A Diretoria

Print Friendly, PDF & Email

SOBRE O AUTOR

Diretoria

Diretoria

Bio: Diretoria do Clube de Engenharia.

Fale Conosco

Print Friendly, PDF & Email
Enviar Carta
Inscrição