Engenheiros voluntários vão atuar nos municípios atingidos pelas chuvas no RS

Parceria entre o CREA-RS e o governo do estado gaúcho permitirá a elaboração de laudos para pontes, estradas e residências

Um convênio firmado entre a CREA-RS e o governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Habitação, permitirá a participação de engenheiros voluntários nos trabalhos de recuperação dos estragos causados pelas enchentes no estado. Diante da gravidade do quadro, muitos profissionais reunidos no movimento Engenharia Solidária já vinha prestando serviços, que desde a assinatura do termo na última segunda-feira (02/10) ficam oficializados.

O presidente do SENGE-RS, Cezar Henrique Ferreira e o diretor João Leal Vivian, representando a ABENC, participaram do ato de assinatura, além de representante do IBAPE.

A assinatura ocorreu no evento realizado no CREA e foi conduzida pelo presidente do Conselho, João Collares, e pelo secretário de Habitação do RS, Fabrício Guazzelli Peruchin.

Conforme destaca Collares, “esta é mais uma forma do Conselho através de seus profissionais registrados e voluntários, contribuir com a sociedade neste momento tão necessário”.

O ciclone que se formou sobre o RS, ocasionado pelo fenômeno El Niño, causou em setembro mais de 50 mortes no estado e o bloqueio de diversas rodovias no território gaúcho.

Durante o ato, também foi destacado por Collares e por Cézar Henrique a importância do Programa SENGE Solidário, que se agregou a esse trabalho coordenado pelo CREA e ao qual se uniram outras entidades representativas da Engenharia, demonstrando a necessidade da soma de forças para o combate das desigualdades sociais. Criado no âmbito do Conselho Técnico Consultivo do SENGE com o propósito de fomentar e instrumentalizar a ação voluntária de profissionais de Engenharia, o programa já conta com histórico de diversas ações realizadas em prol de comunidades carentes em várias regiões do RS.

O programa do SENGE-RS já tem mais de três anos e foi tema do projeto Humanidades na Engenharia, conforme é contado no link.

Print Friendly, PDF & Email

Fale Conosco

Print Friendly, PDF & Email
Inscrição

Enviar Carta