Exposição apresenta legado de militares para o desenvolvimento tecnológico

Veículo em exposição na entrada do Forte

‘200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Exército’ está aberta ao público no Forte de Copacabana e apresenta feitos também na Engenharia

Está aberta ao público até dia 1º de dezembro a exposição “200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Exército”, montada no Forte de Copacabana. A mostra faz parte das comemorações do Bicentenário da Independência e é composta por painéis temáticos, vídeos, maquetes, armamentos, equipamentos de emprego militar e até veículos. A atividade apresenta ao público um histórico das contribuições do Exército para a Defesa e o desenvolvimento socioeconômico do país, contando inclusive seus feitos na área da Engenharia.

A visita ao Forte e ao Museu Histórico do Exército já é um programa imperdível pela sua riqueza cultural e pela oportunidade de se observar todo o panorama da Praia de Copacabana. Mas desta vez quem for à unidade militar poderá aprender mais como a tecnologia, a ciência e a Engenharia foram sempre aliadas da defesa do território nacional e continuam sendo fundamentais para a soberania.

Logo na entrada do Forte, o visitante é convidado a conhecer por dentro um blindado, e pode inclusive entrar no Guarani, viatura desenvolvida no Brasil pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro. Há também em exposição na parte externa outros veículos, como o Laboratório de Identificação de Agentes Radionuclídeos, usado em grandes eventos para a detecção de radiação e atuação em incidentes biológicos.

Uma das galerias é dedicada às novidades tecnológicas, inclusive com feitos da indústria brasileira, como o míssil AV-MTC. Há também equipamentos modernos de comunicação, visão noturna e de defesa contra ataques químicos e biológicos. O visitante tem a oportunidade de experimentar o disparo contra um blindado, por exemplo. Outra galeria conta através de painéis e vídeos contribuições do Exército para diversos avanços que ocorreram no país. Tudo começou com a criação com a Real Academia de Artilharia, Fortificações e Desenho, em 1792. A instituição foi convertida em Real Academia Militar e depois no atual Instituto Militar de Engenharia (IME). Além de estudos cartográficos, construção de estradas, ferrovias e fortificações, os militares atuaram no desenvolvimento de tecnologias nacionais como a do padrão de cores da TV, o PAL-M. A exposição também faz uma merecida homenagem a engenheiros como André Rebouças e Cândido Rondon.

Informações sobre a exposição:

Local: Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana

Endereço: Praça Coronel Eugênio Franco, nº1, Posto 6 – Copacabana, Rio de Janeiro

Endereço eletrônico da exposição: Clique aqui

Exposição 200 Anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Exército:

Até 1º de dezembro de 2022, das 10h às 18h

Print Friendly, PDF & Email

Fale Conosco

Print Friendly, PDF & Email
Inscrição

Enviar Carta