Clube de Engenharia
Fundado em 1880

O que você procura?
Revista
Autores
Categorias
Subcategorias
Tags

Hidrovias do Brasil inaugura o maior comboio fluvial do país

Empresa inicia navegação para transporte de grãos com 35 barcaças no trecho Itaituba-Barcarena, no Arco Norte, no Pará

A empresa de logística Hidrovias do Brasil inaugurou recentemente o maior comboio fluvial do país, composto por 35 barcaças. A embarcação saiu do Terminal de Uso Privado (TUP), em Barcarena (PA) com destino a Itaituba (PA), após treinamentos para capacitar a tripulação para garantir a segurança e eficiência da navegação. Os terminais da companhia são voltados para o transporte de grãos.

Essa nova composição tem a capacidade de transportar até 70 mil toneladas, representando um aumento de 40%, quando comparado aos comboios de 25 barcaças da companhia, garantindo mais eficiência e consequente redução na emissão de carbono por tonelada transportada. Além dos benefícios ambientais, esse tipo de transporte é considerado mais econômico. Para transportar a mesma quantidade de carga, seriam necessários, por exemplo, 1.666 caminhões por viagem.

“Na Hidrovias do Brasil, temos o compromisso de sempre promover entregas inovadoras, eficientes e sustentáveis. O início das viagens do comboio de 35 barcaças é a prova dos nossos esforços com esses pilares e demonstra a força da companhia em sempre entregar as melhores soluções”, afirmou Gleize Gealh, vice-presidente de Operações da companhia.

O comboio tem 346 metros de comprimento e 75 metros de largura e recebe cargas que chegam em caminhões, que trazem soja e milho de Mato Grosso principalmente. A companhia alcançou uma economia de aproximadamente 10% no combustível por tonelada com relação ao modelo de comboio anterior e com isso está também potencializando sua capacidade de transportar grãos produzidos na região Centro-Oeste.

“A nossa busca por melhoria contínua é incessante e a prova disso é esse projeto: desde o início das operações em navegação, em 2016, tivemos um crescimento em 118% no volume transportado por viagem e redução de 58% no custo operacional”, disse Gleize Gealh, em entrevista à Forbes Brasil.

Print Friendly, PDF & Email

Recomendado

Próximos Eventos

  • Anuncie Aqui

  • Se você viu, seu cliente também verá!

  • Fale Conosco

    Print Friendly, PDF & Email
    Inscrição

    Enviar Carta