Clube de Engenharia
Fundado em 1880

O que você procura?
Revista
Autores
Categorias
Subcategorias
Tags

IME tem novos laboratórios de Cibernética, Inteligência Artificial e Engenharia Nuclear

Novos espaços de pesquisa e desenvolvimento foram inaugurados no Rio de Janeiro

O Instituto Militar de Engenharia (IME) concluiu um amplo projeto de modernização que culminou com a inauguração de novos espaços de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de tecnologia cibernética, inteligência artificial e engenharia nuclear. Os novos laboratórios foram inaugurados durante solenidade no dia 21 de maio. 

O Laboratório de Inteligência Artificial foi criado para manter o Instituto na vanguarda do avanço científico e da inovação tecnológica. O espaço será dedicado à pesquisa básica, à pesquisa aplicada e ao desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial, robótica e cibernética.

Na Seção de Engenharia Nuclear, o processo de modernização resultou na criação de dois novos espaços de ensino e pesquisa. O Laboratório de Simulação Nuclear foi projetado para o desenvolvimento de códigos computacionais aplicados a transporte de radiação, reatores nucleares, física médica, dosimetria, segurança física nuclear e aplicações de interesse da Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear. Já o Laboratório de Automação Nuclear é dedicado às aplicações de robótica, automação e inteligência artificial relacionadas à indústria nuclear e à defesa contra ameaça radioativa.

Por fim, o Laboratório de Segurança Cibernética passou por uma significativa expansão, que aumentou sua capacidade de pesquisar e desenvolver tecnologias. O laboratório apoia os estudos na área de sistemas de comunicações e na área de defesa cibernética.

A modernização e a criação de novos laboratórios são fundamentais para que o IME mantenha seu papel de liderança como centro de excelência nas diferentes áreas da Engenharia. A infraestrutura laboratorial sofisticada em áreas estratégicas fortalece as capacidades do Exército e contribuir para o avanço científico e tecnológico do Brasil. A nova estrutura é também um facilitador para a integração do IME com outras escolas militares, com a comunidade acadêmica nacional e com os setores industriais. 

IME tem novos laboratórios de Cibernética, Inteligência Artificial e Engenharia Nuclear ime tem novos laboratorios de cibernetica inteligencia artificial e engenharia nuclear ime tem novos laboratorios de cibernetica inteligencia artificial e engenharia nuclear 1

Solenidade de inauguração
O evento de inauguração contou com a presença do General de Exército veterano Gleuber Vieira, antigo Ministro de Estado do Exército; do General de Exército Achilles Furlan Neto, Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia; e de demais autoridades civis e militares.

No auditório do IME, os chefes dos laboratórios apresentaram as capacidades das novas instalações. O General de Divisão Juraci Ferreira Galdino, Comandante do IME, enfatizou a importância do evento e proferiu agradecimentos aos integrantes do IME, ao DCT, ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e à Fundação de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Exército Brasileiro (FAPEB). Em seguida, o Chefe do DCT, General de Exército Achilles Furlan Neto, também destacou a importância dos avanços tecnológicos, afirmando que “não se deve desistir jamais, pois, se nos rendermos às dificuldades, nada é realizado”.

O processo de modernização dos laboratórios foi viabilizado com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, especificamente do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Print Friendly, PDF & Email

Recomendado

Próximos Eventos

  • Anuncie Aqui

  • Se você viu, seu cliente também verá!

  • Fale Conosco

    Print Friendly, PDF & Email
    Inscrição

    Enviar Carta