Laboratório de alta tecnologia para a Construção Civil é inaugurado em Três Rios

Sede do laboratório em Três Rios. Crédito: Divulgação

Laboratório de Materiais e Sistemas Construtivos da Firjan SENAI atenderá empresas em todo o país com análises e ensaios técnicos, incluindo testes de fogo e conforto acústico

O estado do Rio de Janeiro ganhou na última sexta-feira (26/05), um laboratório de alta tecnologia que atenderá todo o Brasil com ensaios das normas de desempenho e análises técnicas, incluindo fogo e acústica completa, beneficiando o setor da Construção Civil.

O laboratório faz parte do projeto “Rio Construção”, uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Rio (FIRJAN) elaborada com a contribuição de empresários e sindicatos que traz um conjunto de ações que visa fomentar toda a cadeia produtiva do setor.

O Laboratório de Materiais e Sistemas Construtivos da Firjan SENAI é o primeiro no estado do Rio e o terceiro do país a realizar as análises e ensaios técnicos em câmara acústica, que permite que os ensaios sejam feitos através de protótipos para serem aplicados na obra, antes de ela começar. Assim, é possível fazer ajustes no planejamento antes de erguer a estrutura e saber se o conforto acústico está adequado, ou seja, se o som do apartamento vizinho não vaza para o do lado. A unidade já é referência em acústica in loco, levando um aparelho até outros estados para testes em edifícios em construção.

Há ensaios que avaliam também a resistência de guarda-corpo, estanqueidade das esquadrias (se veda a entrada de chuva e vento), permeabilidade das paredes, conforto térmico e de luminosidade, certificando empreendimentos como mais eficientes e seguros. Em novembro, o laboratório passará também a fazer testes de resistência a fogo, estudos sobre chamas, fumaça e resíduos.

Laboratório de alta tecnologia para a Construção Civil é inaugurado em Três Rios laboratorio de alta tecnologia para a construcao civil e inaugurado em tres rios laboratorio de alta tecnologia para a construcao civil e inaugurado em tres rios 2

Qualidade

Em 1998, a Firjan SENAI inaugurou em Três Rios, o laboratório de análises de cerâmica vermelha, atendendo a uma demanda do setor de cerâmica da região. Em 2002, a unidade passou a ser acreditada pela Cgcre/Inmetro e pelo Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat. Em 2017, o espaço passou a se chamar Laboratório de Construção Civil, ampliando sua oferta de serviços para atender à importante área de artefatos de concreto e as construtoras. Em 2018, o local tornou-se o pioneiro na realização de ensaios para atender à Norma de Desempenho.

Print Friendly, PDF & Email

Fale Conosco

Print Friendly, PDF & Email
Inscrição

Enviar Carta