Clube de Engenharia
Fundado em 1880

O que você procura?
Revista
Autores
Categorias
Subcategorias
Tags

Livro denuncia desmantelamento do Sistema Petrobras

Obra lançada com o apoio de entidades profissionais traz textos críticos ao fatiamento da estatal

A Petrobras está prestes a completar 70 anos, aniversário que deve reacender o debate sobre sua função estratégica para o país, em meio ao início de um novo governo. Contribuirá muito para essa discussão sobre seu papel para a economia brasileira o livro “A Petrobrás Fatiada – Prejuízos para a Engenharia e Soberania Nacionais”, lançado recentemente. É uma obra que em seu primeiro volume reúne nove capítulos escritos por autores que conhecem a fundo a companhia, que não só se tornou uma das maiores petroleiras do mundo, como chegou a desempenhar importante papel na industrialização brasileira e no fornecimento de energia e diversos insumos para o país. Através dos textos, é contada a história desse verdadeiro Sistema, que vem sendo desmantelado nos últimos anos.

O livro é fruto de uma parceria entre a Associação dos Geólogos do Rio Grande do Norte (Agern), o Sindicato dos Geólogos de São Paulo (Sigesp) e a Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo) e contou com o patrocínio do sistema Confea-Crea, da Mútua e da Associação dos Engenheiros da Petrobrás (Aepet) e apoio de diversas outras entidades. A obra foi organizada por Patrícia Laier, Francisco Gonçalves e Orildo Lima e já destrincha no primeiro volume questões fundamentais para se compreender o processo de fatiamento que vem sendo feito que estaria causando prejuízos aos brasileiros.

A obra denuncia ilegalidades promovidas nesse desmonte do Sistema Petrobras e que comprometem a soberania nacional,  discute a evolução dos preços dos combustíveis entre 2010 e 2021 e demonstra que é possível uma política tarifária capaz de induzir o crescimento econômico do Brasil, prevendo a transição energética, com geração de riqueza, mas sem penalizar a sociedade, sobretudo os mais pobres. Outro viés é o desmonte do refino e a privatização da Petrobrás Distribuidora. O livro traça também um panorama histórico-crítico da área de exploração & produção de petróleo pela Petrobras, desde a descoberta e disputa com multinacionais pela Bacia de Campos, passando pela descoberta do pré-sal e culminando com os ataques externos aos campos objeto do contrato da Cessão Onerosa.

O livro, prefaciado pelo geólogo Guilherme Estrella, tem entre os autores Eduardo Costa Pinto (professor de economia da UFRJ e membro do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – Ineep), George Torres (advogado aposentado pela Petrobras), Marco Antônio Pinheiro Machado (geólogo aposentado pela Petrobras) e Francisco Gonçalves (engenheiro civil, aposentado pela Petrobras), entre outros.

Os organizadores da publicação produziram uma tiragem de 1500 exemplares, para distribuição através das entidades profissionais de geologia, incluindo a FEBRAGEO e o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, o CONFEA.

O Clube de Engenharia realizou no dia 7 de dezembro um debate com a participação de autores e convidados. Para assistir à íntegra do evento, acesse:

Print Friendly, PDF & Email

Recomendado

Próximos Eventos

  • Anuncie Aqui

  • Se você viu, seu cliente também verá!

  • Fale Conosco

    Print Friendly, PDF & Email
    Inscrição

    Enviar Carta