Clube de Engenharia
Fundado em 1880

O que você procura?
Revista
Autores
Categorias
Subcategorias
Tags

Ministérios da Defesa e da Educação assinam acordo para estudar a criação de um novo ITA no Nordeste

Será a primeira unidade do Instituto foram de São José dos Campos

Na última sexta-feira (04/08), os ministros da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, e da Educação, Camilo Santana, assinaram um acordo de cooperação técnica para estudar a criação de uma nova unidade do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) ou de uma faculdade de engenharia vinculada ao instituto, em Fortaleza, no Ceará. Será a primeira instalação fora de São José dos Campos (SP), onde o ITA atua desde 1950.

O ministro da Defesa falou da possível escolha do estado do Ceará para a nova unidade. “É uma forma de descentralizarmos as oportunidades da Educação, levar a Ciência para outros cantos do território. A assinatura desse acordo para iniciarmos os estudos é um momento importantíssimo. É um sonho antigo de muitas pessoas envolvidas aqui e será um grande feito para o Nordeste brasileiro.”, afirmou o ministro.

Nos próximos dias, os dois ministérios vão designar representantes para coordenar a execução do acordo. Na ocasião, serão cinco representantes do Ministério da Defesa, três deles do Comando da Aeronáutica, e cinco representantes do Ministério da Educação. A iniciativa prevê estudos e levantamentos técnicos para definir a estratégia de implantação do campus avançado ou da faculdade de engenharia. A ideia é aproveitar a estrutura da Base Aérea de Fortaleza, no estado.

O comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, falou sobre o elevado número de aprovações no estado. “40% dos alunos aprovados no ITA são oriundos do estado do Ceará. O resultado dos estudos deve ser divulgado no prazo de 60 dias”, disse.

Também estiveram presentes durante a reunião o chefe de Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues Aguiar Freire; o chefe de Assuntos Estratégicos da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araújo; o governador do Ceará, Elmano de Freitas; a secretária de Educação Superior do MEC, Denise Pires de Carvalho; e a Presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, entre outros convidados.

Ministérios da Defesa e da Educação assinam acordo para estudar a criação de um novo ITA no Nordeste md ita ne 750x511 1
Os ministros da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, e da Educação, Camilo Santana ao centro

ITA

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). Está localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), na cidade paulista de São José dos Campos. Especializado nas áreas de ciência e tecnologia no Setor Aeroespacial. O ITA é considerado um centro de referência no ensino de engenharia no Brasil.

Print Friendly, PDF & Email

Recomendado

Próximos Eventos

Fale Conosco

Print Friendly, PDF & Email
Inscrição
Enviar Carta