Clube de Engenharia
Fundado em 1880

O que você procura?
Revista
Autores
Categorias
Subcategorias
Tags

“Não há desenvolvimento sem engenharia”, frisa Francis Bogossian

Em entrevista à TV 247, o ex-presidente e conselheiro do Clube de Engenharia defende retomada do crescimento pelo viés tecnológico

O ex-presidente e atual conselheiro do Clube de Engenharia Francis Bogossian concedeu uma contundente entrevista ao jornalista Joaquim de Carvalho, da TV 247. O programa foi uma oportunidade de o engenheiro e empresário fazer uma defesa firme do papel da atividade no desenvolvimento nacional e reforçar sua mensagem de que já virou um bordão: “Não há desenvolvimento sem engenharia”. Apesar do desmantelamento das grandes empresas do setor depois da operação Lava Jato, ele afirmou que o momento é de retomada dos projetos para que principalmente os brasileiros excluídos possam ter melhores condições de vida.

“Quando você liquida uma empresa, não liquida só os engenheiros, os técnicos de nível superior, como economistas e administradores, mas também os de nível médio. E o que é mais importante por seu impacto social é que você liquida a mão de obra não especializada. Os grandes empreendimentos da engenharia dão emprego até para o analfabeto”, ressaltou Francis. “A retomada do desenvolvimento da nação brasileira é fundamental não somente para o soerguimento da engenharia mas para criarmos oportunidades para os menos favorecidos e para voltarmos a crescer pela alta tecnologia que praticamos”, acrescentou o empresário.

Durante o programa, Francis, que é filho de imigrante armênio, falou sobre sua vida e trajetória profissional, contando como foi inclusive a fundação de sua empresa, a Geomecânica, que completou recentemente 50 anos. Parte do capital da firma, que já participou de projetos emblemáticos como a Ponte Rio-Niterói e o Metrô do Rio, está sendo transferida para funcionários que ajudaram a consolidá-la, o que o torna um exemplo raro no empresariado.

“Não há desenvolvimento sem engenharia”, frisa Francis Bogossian nao ha desenvolvimento sem engenharia frisa francis bogossian nao ha desenvolvimento sem engenharia frisa francis bogossian

Francis também comentou sobre a eleição para o Crea-RJ, em que concorreu à presidência sem ter conseguido a maioria dos votos. Ele lamentou o desequilíbrio entre os gastos dos candidatos e alertou para a cooptação de entidades de classe pela extrema direita.

O engenheiro também falou sobre sua infância no bairro de Ipanema e sua vida familiar ao lado da esposa, a jornalista Hildegard Angel. Francis defendeu o aprimoramento do ensino de engenharia e uma reformulação dos currículos dos cursos.

Assista aqui à entrevista:

Print Friendly, PDF & Email

Recomendado

Próximos Eventos

Fale Conosco

Print Friendly, PDF & Email
Inscrição
Enviar Carta