Clube de Engenharia
Fundado em 1880

O que você procura?
Revista
Autores
Categorias
Subcategorias
Tags

Novos rumos para a Petrobras são defendidos por geólogo em entrevista à TV 247

O conselheiro do Clube de Engenharia e ex-diretor da estatal Guilherme Estrella conversa com o jornalista Leonardo Attuch sobre a reconstrução da companhia 

Conselheiro do Clube de Engenharia e ex-diretor de Exploração e Produção da Petrobras, o geólogo Guilherme Estrella concedeu uma contundente entrevista ao jornalista Leonardo Attuch, editor da TV 247, sobre os rumos da estatal. Ele defendeu a reconstrução da companhia e um maior direcionamento de seus resultados aos brasileiros. Segundo ele, a empresa não pode continuar preponderantemente a serviço da geração de dividendos para os acionistas e precisa de um plano que a coloque no centro de um projeto nacional desenvolvimentista.

A Petrobras sempre foi uma empresa estatal extremamente importante para a economia brasileira, para o desenvolvimento industrial brasileiro, inclusive. Mas com a descoberta do pré-sal, ela efetivamente se transforma numa ferramenta inequivocamente decisiva para nos tornarmos um país efetivamente soberano e entrarmos nessa nova fase multipolar”, afirmou Estrella na entrevista.

O geólogo foi o principal responsável pela descoberta do pré-sal, que hoje responde pela maior parte da produção de petróleo do país. Pelo gigantismo de suas reservas, essa camada de óleo e gás desperta naturalmente muita cobiça e seus lucros precisam beneficiar a população, conforme ele frisou. No novo contexto internacional que se desenha, esse patrimônio energético é ainda mais estratégico, mas o que se vê é a crescente dominação estrangeira sobre o setor petrolífero.  

A Lava Jato foi isso. Estamos diante de um governo de ocupação estrangeira e não há nenhum empecilho jurídico para renacionalizar e reestatizar o que foi vendido pelos governos de ocupação“, defendeu o geólogo. 

Estrella também defendeu que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva escolha um nome para a direção da estatal comprometido com a soberania nacional e com a retomada do desenvolvimento do país. Não perca essa entrevista, que está disponível no YouTube.

Print Friendly, PDF & Email

Recomendado

Próximos Eventos

  • Anuncie Aqui

  • Se você viu, seu cliente também verá!

  • Fale Conosco

    Print Friendly, PDF & Email
    Inscrição

    Enviar Carta