O que você procura?
Revista
Autores
Categorias
Subcategorias
Tags

Petrobras aprova projeto conceitual da planta de lubrificantes e combustíveis do GasLub

Novo projeto prevê interligação com a Reduc e tem como foco a produção de óleos lubrificantes avançados, diesel e querosene de aviação

A Petrobras aprovou o projeto de engenharia para implantação de unidades para produção de combustíveis e lubrificantes no Polo GasLub, em Itaboraí (RJ), antigo Comperj. O projeto prevê a integração com a refinaria REDUC, em Duque de Caxias (RJ). A próxima etapa será o início da fase de desenvolvimento da alternativa, na qual serão realizados os estudos de engenharia básica que suportarão o planejamento do projeto.

A expectativa é de que o polo produza cerca de 12 mil barris/dia de óleos lubrificantes de Grupo II, de maior valor agregado, além de 75 mil barris/dia de diesel S-10 e 20 mil barris/dia de querosene de aviação (QAV-1), de baixo teor de enxofre.

Após essa fase de planejamento, haverá nova avaliação para a retomada das obras. A implantação da planta de lubrificantes e combustíveis do GasLub integra a estratégia da Petrobras para expansão e adequação de um parque de refino mais moderno, com produtos de maior valor agregado e qualidade para atendimento ao mercado.

Com esta nova unidade, a Petrobras se posicionará entre os produtores de óleos básicos lubrificantes de Grupo II, mais avançados. Além disso, esta nova configuração permitirá o uso adequado e rentável de grande parte das instalações e unidades do antigo Comperj, viabilizando o processamento de correntes intermediárias oriundas da REDUC e eliminando restrições operacionais. O gasóleo seria direcionado de Caxias para Itaboraí para ser convertido em lubrificantes.

Segundo um comunicado divulgado à imprensa na última segunda-feira (26/12), “a decisão da companhia está alinhada à estratégia de manter sua atuação com ativos focados na proximidade da oferta de óleo e gás e do mercado consumidor, além de aumentar a produção de combustíveis, contribuindo de forma relevante com a redução de importações desses produtos”.

Foto em destaque: Cesar Duarte / Agência Petrobras

Print Friendly, PDF & Email

Fale Conosco

Print Friendly, PDF & Email
Inscrição

Enviar Carta