Seminário da Finep debaterá Inteligência Artificial, Transição Energética e Bioeconomia

Evento faz parte da série de encontros “Neoindustrialização em novas bases e apoio à Inovação nas empresas”

Será realizado nesta terça-fiera (23/01) o terceiro seminário sobre neoindustrialização organizado pela FINEP, em formato híbrido. Desta vez os temas serão a Inteligência Artificial e a Transição Energética e a Bioeconomia. Desde dezembro, a instituição tem discutido propostas para a elaboração de políticas públicas para a área de Ciência e Tecnologia, através do evento “Neoindustrialização em novas bases e apoio à Inovação nas empresas”.

O encontro desta terça-feira contará com convidados especialistas em duas partes durante o dia. Durante a manhã, a partir das 10h, o tema central será Inteligência Artificial. Os convidados são Edmundo Souza (UFRJ), Virgílio Almeida (UFMG), Anderson Soares (UFG) e Elisa Reis (ABC). À tarde, a partir das 14h, o foco será Transição Ecológica/Bioeconomia. Os convidados dessa etapa serão Rodrigo Rollemberg (MDIC), Rafael Dubeux (MF), Paulo Renato Cabral (Sebrae), Henrique Pereira (INPA) e Ana Euler (Embrapa).

Os resultados dos encontros servirão como subsídio para a 5ª CNCTI – Conferência Nacional de CT&I, que acontece, em junho de 2024, em Brasília. O seminário está sendo organizado pelo chefe de gabinete da FINEP, Fernando Peregrino.

“Nesta terça-feira, vamos tratar de dois temas chaves para a Nova Indústria Brasíl. Inteligência artificial é uma tecnologia que está mudando processos econômicos e sociais. A IA traz no bojo soluções para vários desafios da indústria, assim como carrega potenciais problemas como a quebra da privacidade do cidadão”, afirmou Peregrino. “Já a Bioeconomia visa dar conta de processos econômicos de transformação envolvendo produtos da natureza sem afetar seu equilíbrio e de baixa emissão de carbono”, acrescentou o coordenador.

Veja alguns dos tópicos a serem discutidos no encontro:

  • Formação de recursos humanos em IA para empresas
  • Uso de IA nas empresas e setor público
  • Política sobre os bancos de dados brasileiros
  • Pacto social e investimentos: colaboração entre empresas, universidades e Governo
  • O Plano de Transformação ecológica do governo Federal
  • As tendências e os desafios da Bioeconomia no Brasil e no mundo
  • Bioeconomia da Amazônia
  • Ações integradas para desenvolvimento de Bionegócios e Bioprodutos
  • Interação e valorização das comunidades tradicionais

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo email cp_vcncti.neoindustrializacao@FINEP.gov.br.

Print Friendly, PDF & Email

Fale Conosco

Print Friendly, PDF & Email
Inscrição

Enviar Carta