Empresa paranaense já instalou mais de 50 unidades geradoras de energia pelo país, aproveitando pequenas quedas d’água

Uma empresa de Curitiba (PR) criou uma nova alternativa para a geração de energia no país, que está ganhando mini usinas hidrelétricas espalhadas pelo território. A startup Hidreo Energy Solutions desenvolveu um modelo que pode ser usado em pequenos terrenos e já abastece desde residências a pequenas propriedades rurais. A inovação foi uma das contempladas com o prêmio brasileiro Design for a Better World, promovido recentemente pelo Centro Brasil Design (CBD).

Os engenheiros mecânicos paranaenses Juliano Rataiczyk e Felipe Wotecoski desenvolveram o protótipo da micro usina “caseira” e realizaram a primeira instalação em 2018, mas só em 2020 lançaram de fato o produto no mercado. Para ser viável, é preciso que o terreno possua uma queda d’água de pelo menos 12 menos de altura. O equipamento, no entanto, consegue gerar até 720 quilowatts-hora mensais, podendo abastecer quatro a cinco casas ou até três propriedades rurais. Além do design inovador, um dos motivos para a premiação do CBD foi o fato de o modelo não agredir o meio ambiente.

Segundo os engenheiros, desde o início da operação já foram instaladas mais de 50 micro usinas em dez estados brasileiros, entre eles Minas Gerais e Santa Catarina. O sucesso e o aumento da procura fizeram com que a empresa lançasse um novo modelo, o mini, feito para atender a apenas uma unidade consumidora e que pode ser utilizado em quedas menores, a partir de dez metros.

“Entre as vantagens da mini usina estão o menor tamanho e o valor que é menos da metade do da nossa micro usina. Além disso essa mini usina precisa de uma fonte de água de apenas 2 ou 3 litros por segundo, o que permite sua instalação em locais onde a outra usina não pode ser instalada por questões técnicas”, declarou Wotecoski à reportagem do jornal Tribuna do Paraná.

Com o custo da tarifa de energia elétrica nas alturas, a solução inovadora, além de não contribuir com a produção de gases do efeito estufa, é benéfica para o bolso dos compradores. Isso porque o retorno pelo investimento é rápido. São necessários cerca de R$ 20 mil para o modelo maior e de R$ 8,5 mil para o menor. Ambos são equipados com baterias.

Nesse vídeo um dos fundadores da startup mostra como o modelo funciona: