Clube de Engenharia
Fundado em 1880

O que você procura?
Revista
Autores
Categorias
Subcategorias
Tags

Unesco reconhece mais dois geoparques brasileiros

Unidades de Quarta Colônia e de Caçapava do Sul, ambas na região central do território do Rio Grande do Sul, têm seu valor natural e cultural certificados internacionalmente

A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) reconheceu mais dois geoparques brasileiros nesta quarta-feira (24/05). Os patrimônios naturais e culturais são os da Quarta Colônia, que abrange nove município da região central do Rio Grande do Sul, e o de Caçapava do Sul, também no território gaúcho. A homologação foi anunciada durante a 216ª sessão do Conselho Executivo do órgão da ONU, que ocorreu em Paris, na França.

O Brasil já possuía três espaços classificados como geoparques pela UnescoCaminhos dos Cânions do Sul (que abrange territórios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul), Seridó (no Rio Grande do Norte) e Araripe (que engloba municípios de Ceará, Pernambuco e Piauí).

Com a última decisão, o Rio Grande do Sul passa fica com o maior número de geoparques do país. No território gaúcho, ainda há outro geoparque que busca o reconhecimento: Raízes de Pedra, também localizado na região central do Estado. 

Unesco reconhece mais dois geoparques brasileiros unesco reconhece mais dois geoparques brasileiros unesco reconhece mais dois geoparques brasileiros
Caçapava do Sul é um dos principais pontos de prática de voo livre do país – Foto: Divulgação UFSM

O objetivo da certificação é o reconhecimento do valor dos sítios e paisagens de relevância geológica internacional dos lugares. Tal processo tende a favorecer o turismo e o desenvolvimento sustentável dos espaços. A partir do certificado, há um estímulo à proteção, ao aproveitamento para atividades educacionais e ao desenvolvimento sustentável com geração de renda para as comunidades locais.

A partir de agora, os novos geoparques começam a operar de forma integrada com a Rede Mundial de Geoparques, trocando informações e recebendo capacitações para se aperfeiçoar tecnicamente a fim de desenvolver o turismo local e continuar com o título concedido pela Unesco. Desde o ano passado, a Secretaria de Turismo (Setur) do RS coordena o Comitê Estadual de Geoparques, grupo que busca transformar o tema em uma política pública de Estado e conta com integrantes de secretarias do Executivo estadual e representantes de outras instituições. 

Unesco reconhece mais dois geoparques brasileiros unesco reconhece mais dois geoparques brasileiros unesco reconhece mais dois geoparques brasileiros 1
Geoparque Quarta Colônia também recebeu o reconhecimento – Foto: Divulgação Setur

A vice-diretora do Geoparque Mundial da Unesco da Quarta Colônia, Michele Vestena, lembra que territórios considerados geoparques observaram o turismo aumentar em até três vezes. “Por estarmos dentro de uma rede mundial, ganhamos uma visibilidade muito grande. Um dos motivos do turismo na Quarta Colônia são os fósseis, mas o nosso território tem muitas outras potencialidades capazes de fazer com que as pessoas o procurem”, afirma. 

Print Friendly, PDF & Email

Recomendado

Próximos Eventos

Fale Conosco

Print Friendly, PDF & Email
Inscrição
Enviar Carta