Clube de Engenharia
Fundado em 1880

O que você procura?
Revista
Autores
Categorias
Subcategorias
Tags

Academia Nacional de Engenharia dá posse a novos membros

Novos acadêmicos foram eleitos em Assembleia Geral Extraordinária no início de abril

A Academia Nacional de Engenharia (ANE) elegeu, em Assembleia Geral Extraordinária, dez novos membros titulares e um membro correspondente, realizada no último dia 3 de abril. A posse será realizada na próxima segunda-feira (29/04), na Escola de Guerra Naval. Os eleitos são: Carlos Eduardo Pereira (UFRGS), Cláudia Villa Diniz (UFMG), Consuelo Alves Frota (UFAM), Diana Cristina Silva de Azevedo (UFC), Ernesto Heinzelmann (executivo), José Martins Godoy, João Carlos de Oliveira Mello (Thymos Energia), Marcio Soares de Almeida (COPPE/UFRJ), Olga Côrtes Rabelo Simbalista (ABEN) e Sérgio Rolim Mendonça (UFPB). Para Membro Correspondente foi eleito Corrado Piasentin. Após a posse, os eleitos passarão a integrar o grupo de Membros Titulares da ANE.

O ingresso na Academia Nacional de Engenharia (ANE) é feito por indicação dos membros titulares. Os nomes são encaminhados para as Comissões de Seleção e de Ética que avaliam os currículos e selecionam os novos membros, a partir de critérios pré-estabelecidos. Os nomes selecionados são aprovados em Assembleia Geral Extraordinária.

A Academia Nacional de Engenharia (ANE) vem, desde 1991, funcionando como uma espécie de “think-tank”, um instituto destinado a promover o debate, a reflexão, a disseminação e a proposição de ideias e políticas relacionadas com a formação de engenheiros, a tecnologia, a inovação e as relações da engenharia com as ciências.

Atualmente conta com cerca de 200 membros, distribuídos por todas as regiões do país. São doutores, pesquisadores, personalidades com reconhecido desempenho profissional e influência nas áreas nas áreas de ensino, pesquisa, projetos, construção, fabricação, montagem e gestão empresarial da sociedade e de atividades industriais e de serviços.

Conheça os novos Membros Titulares e o Membro Correspondente

 Carlos Eduardo Pereira ——

Academia Nacional de Engenharia dá posse a novos membros FotoCarlosEduardoPereira

Engenheiro Eletricista e Mestre em Computação (Microeletrônica) – UFRGS. Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de Stuttgart – Alemanha. Professor Titular – Automação Industrial na UFRGS. Vice-Presidente Mundial da sociedade científica IFAC (International Federation on Automatic Control) e Membro-senior da Sociedade Brasileira de Automática. Pesquisador nível 1C CNPq. Diretor de Operações da EMBRAPII de 2015 a 2023.  Agraciado em 2011 com o Prêmio “Friedrich Wilhelm Bessel Research Award” da Fundação Humboldt da Alemanha pelo destaque de suas pesquisas.

Cláudia Villa Diniz ——

Academia Nacional de Engenharia dá posse a novos membros CLAUDIA DINIZ 1

Doutora em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutora pela Universidade da Califórnia, Davis (2002). Atualmente é professora da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi responsável pela implantação de um programa global de inovação na Anglo American S.A e pela gestão global dos projetos estratégicos de tecnologia e P&D da Vale. Como primeira diretora, liderou a criação e implantação do MiningHub – primeiro hub de inovação aberta no setor de mineração no mundo. Atualmente trabalha como líder de inovação da área de Transformação Digital da Accenture para Latam.  Em 2016, recebeu o prêmio “Top 100 Global Inspirational Women in Mining” – Women in Mining UK.  Cofundadora e diretora do movimento Women in Mining Brasil.

Consuelo Alves da Frota ——

Academia Nacional de Engenharia dá posse a novos membros consuelo frota

Professora Titular da Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas, com atuação no âmbito da Engenharia Civil, ênfase em Geotecnia. Pós-Doutora em Geotecnia (Universidade do Tennessee, EUA). Doutora em Engenharia de Transportes (USP). Mestre em Engenharia de Transportes (USP). Fundadora e ex-Chefe dos Laboratórios de Mecânica dos Solos e de Pavimentação da (FT∕UFAM). Cofundadora e primeira Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos da Amazônia, atual Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da UFAM. Fundadora e Líder do Grupo de Pesquisa em Geotecnia da UFAM. Desenvolve pesquisas em inovação tecnológica. Recebeu em 2011 o Prêmio Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente.

Diana Cristina Silva de Azevedo ——-

Academia Nacional de Engenharia dá posse a novos membros diana 1

Graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará (1990), possui mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (1993) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade do Porto (2001). É Professora Titular da Universidade Federal do Ceará e foi Professora Visitante Ad honorem (2012/2014) da Universidade Nacional de San Luis, na Argentina. Atua na docência de Fenômenos de Transporte e Operações Unitárias em nível de graduação e pós-graduação.  É pesquisadora nível A do CNPq e coordena o Instituto Nacional de Ciencia e Tecnologia em “catalisadores/adsorventes e intensificação de processo para avançar na captura e utilização de CO2” (INCT CAPICUA). Ocupa o cargo de vice-reitora (2023-2027) da Universidade Federal do Ceará.

Ernesto Heinzelmann ——-

Academia Nacional de Engenharia dá posse a novos membros ERNESTO HEINZELMANN 1

Executivo, empresário e consultor com mais de 40 anos de experiência. Construiu sólida carreira na Empresa Brasileira de Compressores (Embraco) por 33 anos. Iniciou como Engenheiro Mecânico na área operacional e em 1983, criou a área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), da qual se tornou diretor em 1989. Em 1993, assumiu a presidência da empresa, liderando um grande processo de crescimento e globalização das atividades. Hoje é presidente do Conselho de Administração do Musicarium Academia Filarmônica Brasileira, do Porto Itapoá, da Portinvest, do Instituto Core e da Rôgga Empreendimentos, além de fundador e apoiador do Projeto Resgate, em Joinville (SC) e do movimento Excelência SC.

José Martins Godoy ——-

Academia Nacional de Engenharia dá posse a novos membros JOSE MARTINS GODOY

Engenheiro Metalurgista teve alto impacto no desenvolvimento da siderurgia em Minas Gerais. Posteriormente, causou revolução na gestão de empresas do País.  Elaborou um projeto inédito e visionário de mestrado voltado à capacitação de engenheiros dentro das usinas, financiado pelas empresas, com dissertações voltadas à solução de problemas reais da indústria metalúrgica. Posteriormente foi responsável pelo Programa de Gestão pela Qualidade Total, modelo japonês, na Fundação Christiano Ottoni – FCO/UFMG, com grande abrangência setorial e impactos significativos na qualidade de produtos e produtividade de empresas responsáveis por cerca de 50% do PIB do Brasil.

João Carlos de Oliveira Mello ——-

Academia Nacional de Engenharia dá posse a novos membros JOAO MELLO

Doutor e mestre em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), integrou o Centro Brasileiro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL), esteve à frente da Andrade & Canellas (A&C) por 7 anos e atuou em outras consultorias. Trabalhou em projetos como o de Reestruturação do Setor Elétrico Brasileiro (RE-SEB), em meados de 1990, e o de implementação do Mercado Atacadista de Energia (MAE). É presidente da Thymos Energia e membro honorário do Conselho Internacional de Grandes Sistemas Elétricos (CIGRE).

Márcio Souza Soares de Almeida ——-

Academia Nacional de Engenharia dá posse a novos membros MARCIO SOUZA SOARES DE ALMEIDA 1

Professor Titular da COPPE-UFRJ e PhD pela University of Cambridge, recebeu o prêmio Coulomb Lecturer em 2015 da Sociedade Geotécnica Francesa e os prêmios Terzaghi e José Machado da ABMS. É Cientista do Estado FAPERJ e Pesquisador 1A CNPq desde 1992. As principais áreas de atuação profissional e acadêmica são obras de terra com ênfase em solos moles, obras de mineração, geotecnia offshore e modelagem física. Orientou mais de 110 Teses de Doutorado e Mestrado e publicou mais de 300 artigos e 4 livros

Olga Côrtes Rabelo Leão Simbalista ——-

Academia Nacional de Engenharia dá posse a novos membros OLGA SIMBALISTA

Engenheira eletricista e nuclear, especialização em termohidráulica-GKSS Alemanha, ex-Presidente da ABEN, LAS/ANS, Cons. Energia ACRJ e Banco da Mulher/Brasil.  Ex-representante da América Latina na AIEA/Viena para cenários, Board of Directors da American Nuclear Society, Diretora de Novos Negócios e Participações/Furnas e coautora do Livro “Mulheres na Energia” Atualmente, Conselho do Clube de Engenharia, Conselho de Notáveis da CNC, Conselho da ACRJ e Conselho Fiscal da ABEN.

Sérgio Rolim Mendonça ——-

Academia Nacional de Engenharia dá posse a novos membros SR 2 Copia

Engenheiro Civil e Sanitarista, M. Sc. em Controle da Poluição Ambiental pela Leeds University, Inglaterra. Trabalhou na maioria dos países das Américas como funcionário da OPAS/OMS e consultor em Sistemas de Águas Residuais para a América Latina e o Caribe no CEPIS/OPAS/OMS. É autor de onze livros na área de tecnologia de água e esgotos, destacando-se: Sistemas de Lagunas de Estabilización, McGraw-Hill e Sistemas Sustentáveis de Esgotos, Blucher. Recebeu vários prêmios no Brasil e no exterior por sua destacada atuação na área. Fundador e Acadêmico Emérito da Academia Paraibana de Engenharia, atualmente como Presidente pelo quarto mandato, e Professor Emérito da UFPB.

Membro Correspondente

Corrado Piasentin ——-

Academia Nacional de Engenharia dá posse a novos membros corrado piassentin

Engenheiro hidráulico pela Università degli Studi di Padova. Consultor na área de Barragens. Ampla experiência na área de organização, supervisão e coordenação de projetos hidrelétricos, tendo atuado por muitos anos no projeto Itaipu. A partir de 2014 atua como coordenador do Board de consultores da Itaipu Binacional.
Autor de varias publicações sobre diversos temas e especialmente sobre o comportamento e segurança de barragens. Palestras e cursos sobre instrumentação, auscultação e segurança de barragens para Itaipu Binacional e ANA.

Print Friendly, PDF & Email

Recomendado

Próximos Eventos

  • Anuncie Aqui

  • Se você viu, seu cliente também verá!

  • Fale Conosco

    Print Friendly, PDF & Email
    Inscrição

    Enviar Carta