Editorial: Editorial da Clube de Engenharia em Revista n° 5 de julho de 2023

Editorial da Clube de Engenharia em Revista n° 5 de julho de 2023

Diretoria

Entramos num período de consolidação da qualidade de conteúdo e de um processo de elaboração da Clube de Engenharia em Revista sob a coordenação do Conselho Editorial. As matérias têm se distribuído por assuntos de interesse local, nacional e internacional da engenharia, em seus diversos segmentos, buscando a defesa dos interesses nacionais. Sem deixar de se aprofundar eventualmente em detalhes técnicos, tem-se procurado dar ao leitor um conteúdo leve que o estimule a um mergulho exploratório dos temas. Curiosidades e matérias sobre humanidades na engenharia ajudam na composição de um conjunto agradável e digerível de artigos que atraiam quem lê, estabelecendo um vínculo que esperamos possa ser amplo e duradouro.

Ao mesmo tempo, ao abrir assuntos para discussão e reflexão, busca-se formar opiniões que levem à elaboração de políticas públicas que beneficiem a sociedade de forma geral. Neste sentido, os eventos promovidos pelo Clube assumem papel importante para aprovação e encaminhamento de ações e recomendações que deem suporte a soluções com a técnica mais apropriada e que possam ser adotadas pelas instâncias públicas. Não raro, a própria participação de associados do Clube em entidades governamentais, leva para este ambiente posicionamentos consolidados em nossas diversas esferas de atuação.

Nessa construção, as Divisões Técnicas Especializadas – DTEs – do Clube, do acompanhamento criterioso e atento das principais questões em cada área de seu conhecimento, oferecem os caminhos para o debate maduro e prolífico. Suas contribuições no dia-a-dia de nossa entidade é a marca diferencial de quem pode se colocar com argumentações sólidas em qualquer espaço de discussão. E isto tem sido demonstrado em diversas ocasiões.

No entanto, estas possibilidades de assuntos que se apresentam em um mundo de transformações cada vez mais dinâmicas, e com a diversidade intensificada pelas redes sociais, com seu imediatismo e oportunismo, precisamos de uma ordenação e definição de processo de elaboração, mesmo para uma revista com periodicidade bimestral. Admitindo possíveis mudanças, fruto desse ambiente efervescente e mutável, com ajuda dos integrantes do Conselho Editorial, do Jornalismo e da Coordenação de Comunicação, vimos operando com um processo que tem mostrado sua eficácia.

Para consolidação definitiva da revista na ocupação significativa de um espaço no editorial nacional, necessitamos aprofundar sua veiculação, bem como acompanhar os dados sobre sua efetiva utilização como ferramenta de transferência de conhecimentos, e de sua interação com os leitores. Atualmente estamos empenhados também nessa tarefa.

Neste número, com três matérias internacionais, cinco nacionais e cinco locais, o destaque no segmento internacional foi a apresentação do jornalista Pepe Escobar no Clube, onde foi enfatizado o nascimento de um mundo multipolar na geopolítica global com a visível perda de hegemonia americana; no nível nacional, a necessidade do aprofundamento das mudanças na Petrobras para que a empresa possa reassumir seu protagonismo; e finalmente no nível local, o acalorado debate havido no Clube sobre a proposta de um projeto de instalação de uma tirolesa no Pão de Açúcar, com modificações na estrutura geológica do monumento natural.

Boa Leitura!

A Diretoria

Print Friendly, PDF & Email

SOBRE O AUTOR

Diretoria

Diretoria

Bio: Diretoria do Clube de Engenharia.

Fale Conosco

Print Friendly, PDF & Email
Enviar Carta
Inscrição