Editorial: Inteligência Artificial

Inteligência Artificial

Diretoria

A quarta edição de Clube de Engenharia em Revista mantém o compromisso de levar a seu público informação de qualidade, aprofundada e com uma visão crítica da realidade do país e do mundo. 

Neste número, abordamos um projeto crucial para o Brasil, que é a construção do Reator Multipropósito. Será fundamental para eliminar a dependência da importação de radioisótopos, que já afligiu médicos e pacientes no passado, e para alavancar a pesquisa na área nuclear.

O avanço tecnológico é fundamental para o desenvolvimento do Brasil, que precisa seguir o exemplo de outros países, que usaram as demandas do setor de Defesa para estimular a busca por inovações. Por isso, merece atenção a crise da indústria bélica nacional, retratada pela revista. 

Inovação também requer um olhar criterioso, sobretudo quando se trata das novas tecnologias de inteligência artificial, em especial na área de processamento de linguagem natural, o que torna oportuna a matéria sobre o ChatGPT, um assunto debatido na entidade.

Mas a tecnologia não acarreta apenas impactos positivos. Ela está afetando o meio ambiente, como no caso do lixo eletrônico, uma consequência ainda sem solução diante do uso cada vez maior de equipamentos eletrônicos. Apresentamos nesta edição quais os gargalos para o reaproveitamento correto desses materiais. 

A preocupação com os problemas ambientais e sociais está presente também na pauta que trata da mineração na Amazônia. Apesar das queixas contra a proteção ao meio ambiente, a sustentabilidade tem gerado muitas oportunidades econômicas, conforme mostra matéria que aborda os acordos firmados pelo presidente Lula em suas viagens internacionais. Grande parte deles é voltada para a energia renovável.

A revista também aborda assuntos técnicos de interesse, sobretudo da Engenharia, cujos profissionais começam a discutir os prós e contras da exigência de normas e padrões. O tema é polêmico e foi discutido em conjunto com o Instituto de Engenharia de São Paulo.

Enquanto alguns setores se queixam do excesso de normatização, outros buscam cada vez mais adotar padronizações para uma maior integração, como é o caso das telecomunicações. Está tudo explicado no artigo do vice-presidente do Clube, Márcio Patusco.

Outro artigo que honrosamente publicamos é o do professor Miguel Tupinambá, que trata dos caminhos construídos na Serra do Mar na época do Brasil Colônia

Assunto de enorme interesse científico e cultural, bem como o de Humanidades na Engenharia, contamos como na Idade Média surgiram as catedrais, obras fantásticas que nos deslumbram até hoje. 

É também inspiradora e tecnicamente admirável a construção do monumento do Cristo Redentor, cuja história contamos nesta edição. 

Sempre é bom relembrar que, além da Revista, nossa Plataforma também publica diariamente as Novidades do setor de engenharia, as principais notícias e realizações de nossas 20 Divisões Técnicas Especializadas e envia, semanalmente, por e-mail, o Engenharia em Pauta

A Diretoria.

Print Friendly, PDF & Email

SOBRE O AUTOR

Diretoria

Diretoria

Bio: Diretoria do Clube de Engenharia.

Fale Conosco

Print Friendly, PDF & Email
Enviar Carta
Inscrição