Editorial: ODS da ONU

ODS da ONU

Diretoria

É com enorme prazer que levamos aos leitores que acompanham o Clube de Engenharia, a sua nova publicação Clube de Engenharia em Revista.

Tudo novo e projetado para se utilizar dos modernos meios de comunicação para que nossa mensagem chegue com qualidade editorial e de conteúdo a todos que têm interesse nas engenharias, em seu sentido amplo de agente transformador pela tecnologia e inovação para a sociedade.

Missão

Geração de conteúdo que seja reconhecido como de valor em contribuição à soberania, à democracia e ao desenvolvimento nacionais.

Visões

  • Temas associados a política, ciência, tecnologia, inovação, empresas, mercado de trabalho entre outros, repercutindo as ideias e contribuições internas e externas ao Clube de Engenharia.
  • Destinação a um público de interesse geral nas engenharias nos seus aspectos tecnológicos, por isso demandando matérias com alguma profundidade técnica que a diferencia de revistas comuns e das eminentemente científicas.
  • Destinação à sociedade em geral, em especial às instâncias governamentais, na defesa dos interesses políticos do país.
  • Linha editorial que integre e equilibre conteúdos com diferentes graus de complexidade de forma a atrair grande participação de leitores com interesses variados nas questões da engenharia.

Estes os desafios a perseguir.

Nesta edição ODS da ONU (sim, nossas edições terão nomes) já apresentamos matérias associadas a Categorias, como Humanidades, Política CT&I etc.

Os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aparecem em merecido destaque, podendo-se até considerá-los como uma visão moderna dos Direitos Humanos da própria ONU, pelo amplo reconhecimento internacional de suas premissas como balizadores de ações, financiamentos, políticas públicas e todo um conjunto de atividades que levem a uma sociedade mais justa em que nos orgulhemos de a termos civilizada.

A Engenharia está presente em TODOS esses objetivos, por isso neles o Clube se integra e contribui.

Outro tema destacado na capa refere-se ao Metaverso, modismo ou um novo salto a caminho da singularidade? O certo é que os processos da engenharia já estão sendo profundamente afetados pelas realidades virtuais, inteligência artificial e equipamentos afins que compõem o seu arcabouço.

A WEG e a Embraer são orgulhos empresariais nacionais e agora se unem em um projeto desafiador do avião elétrico, não apenas inovador, mas, principalmente, enorme contribuição ao meio ambiente e, por esses motivos, a iniciativa ganhou destaque na capa.

Esperamos que nossos leitores, daqui em diante, contem com mais esse esforço do Clube de Engenharia para ampliação de suas ideias e conhecimentos e contribuam, seja por carta ou mesmo artigos.

Até a próxima,

A Diretoria

Print Friendly, PDF & Email

SOBRE O AUTOR

Diretoria

Diretoria

Bio: Diretoria do Clube de Engenharia.

Fale Conosco

Print Friendly, PDF & Email
Enviar Carta
Inscrição