Brasil não pode mais aguardar pela retomada de seu desenvolvimento

Crédito: Pexels
Brasil não pode mais aguardar pela retomada de seu desenvolvimento
A RETOMADA DA ENGENHARIA NACIONAL

A retomada do desenvolvimento de uma nação não pode prescindir da engenharia, seja em que país for

Por Francis Bogossian

A estagnação industrial no país, notadamente da Construção Pesada, levou, nos últimos anos, ao desemprego dos brasileiros. Na engenharia, sejam eles os do nível superior, do nível médio ou a mão de obra não especializada, os operários.

Como engenheiro, empresário e professor senti na própria pele o efeito negativo dessa estagnação sobre as minhas equipes e a própria empresa. É desolador precisar demitir funcionários probos e competentes e isso em todos os níveis.

Na área do ensino da engenharia, assisti a competentes professores serem despedidos, assim como vemos professores sub-remunerados.

Hoje, todos acompanhamos os editoriais contra o plano do BNDES de recuperação da engenharia nacional, mola mestra do desenvolvimento de uma nação. Surpreende a falta de engajamento social e de interesse público até mesmo da mídia formadora de opinião. Como se isso não bastasse, a mesma imprensa se posiciona contra a preferência que a Petrobras pretende dar à indústria naval brasileira na construção de seus navios. Uma indústria já tão penalizada, e há tanto tempo, e que não pode prescindir dessa oportunidade para sua reintegração ao mercado naval brasileiro e mesmo ao internacional.

As empresas brasileiras clamam por programas de financiamento de obras, sejam elas obras nacionais ou realizadas no exterior por nossas empresas.

Brasil não pode mais aguardar pela retomada de seu desenvolvimento brasil nao pode mais aguardar pela retomada de seu desenvolvimento brasil nao pode mais aguardar pela retomada de seu desenvolvimento 1 1
Crédito: Pixabay

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Social, Aloísio Mercadante, está cônscio do problema. É correta a sua determinação de conceder financiamento às empresas brasileiras de engenharia, decisão madura de quem entende do assunto. No dia de sua posse, tivemos a oportunidade de lhe expor a situação em que se encontra o nosso mercado da engenharia, e ficamos confortados em saber que Mercadante já estava plenamente a par da situação dramática, que planejava combater.

Também estivemos recentemente em reunião com o Diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos do BNDES, Nelson Barbosa, juntamente com um grupo de presidentes de Sindicatos e Conselhos Federais de Engenharia e Arquitetura, além dos presidentes do Clube de Engenharia – Brasil e da Sociedade de Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro. Na ocasião, apresentamos um plano de ação, visando a retomada do desenvolvimento brasileiro.

Nelson Barbosa se prontificou a examinar nossos estudos e a levá-los para a análise do presidente Mercadante, com vistas a uma próxima reunião geral de trabalho.

As perspectivas são boas. O setor se enche de esperança. A retomada do desenvolvimento de uma nação não pode prescindir da engenharia, seja em que país for.

Print Friendly, PDF & Email

SOBRE O AUTOR

Francis Bogossian

Francis Bogossian

Bio: É formado em Engenharia Civil e fundador da Geomecânica. Presidiu a ANE (Academia Nacional de Engenharia), entre 2017 e 2023, e foi presidente do Clube de Engenharia entre 14/09/2009 e 14/09/2015.

Fale Conosco

Print Friendly, PDF & Email
Enviar Carta
Inscrição