Engenheiros americanos criam bicicleta com rodas quadradas

The Q
Engenheiros americanos criam bicicleta com rodas quadradas
IA - Inteligência Artificial

Modelo inovador usa força da tração para gerar movimento a partir de pedaladas

Toda vez que alguém aparece com uma solução que não tem nada de novo a acrescentar, é comum que se diga que a proposta tenta apenas “reinventar a roda”. Mas um grupo de engenheiros dos Estados Unidos não deu bola para esse tipo de desdém e se dedicou a reformular literalmente a roda, que em sua invenção virou, quadrada! A criação foi parar numa bicicleta e por incrível que pareça serviu até para longas pedaladas.

A novidade foi apresentada pelo grupo no canal científico do YouTube The Q. No vídeo, os inventores mostram como surgiu a ideia, a partir de um game que utiliza um carro esportivo com a roda “quadrada”. Além de uma  aparente contradição geométrica, tal formato, tende a dificultar bastante o movimento. 

No entanto, apesar da base feita de aço em formato de um quadrilátero com os quatro lados exatamente iguais, o segredo que permite a locomoção está no movimento da parte emborrachada presa a correntes. Na prática, a bicicleta passou a funcionar como um tanque de guerra.

Engenheiros americanos criam bicicleta com rodas quadradas engenheiros americanos criam bicicleta com rodas quadradas engenheiros americanos criam bicicleta com rodas quadradas
Reprodução do YouTube

A tração possibilita um movimento estável e, por serem quadradas, as rodas dificilmente permitem que o ciclista tombe. Mas não espere que a invenção gere a mesma leveza de um passeio. Os próprios inventores admitem que pedalar com a geringonça em ladeiras seria bem mais complicado. A velocidade alcançada também é inferior à de uma bicicleta normal. 

A novidade pelo menos agradou o público da internet, pois o vídeo já teve mais de 13 milhões de visualizações. Entre os milhares de comentários, muitos elogios e críticas. Houve até quem quisesse saber quando a invenção será lançada comercialmente, o que ainda é um mistério.

Print Friendly, PDF & Email

Fale Conosco

Print Friendly, PDF & Email
Enviar Carta
Inscrição