O que você procura?
Revista
Autores
Categorias
Subcategorias
Tags

Realidade aumentada proporciona maior precisão a cirurgias

Realidade aumentada proporciona maior precisão a cirurgias
Neoindustrialização do Brasil

Startup americana atrai atenção de investidores com plataforma que conecta cirurgiões com pacientes

A realização de operações em pacientes está sendo revolucionada pela tecnologia da realidade aumentada. Mas uma invenção de uma startup americana tem atraído maior atenção do mundo médico e principalmente de investidores que apostam em soluções que tendem a ganhar escala. É o caso da plataforma SurgicalAR, criada pela Medivis. Através dela, o médico, em vez de realizar o procedimento olhando para uma tela paralela à mesa de cirurgia, consegue com muito maior precisão conduzir a cirurgia usando óculos de realidade virtual, podendo até estar fora da sala.

Realidade aumentada proporciona maior precisão a cirurgias realidade aumentada proporciona maior precisao a cirurgias realidade aumentada proporciona maior precisao a cirurgias 2

A plataforma permite que os médicos sobreponham imagens diretamente no corpo do paciente. A condução da intervenção cirúrgica possibilita uma precisão muito maior e de fato estabelece uma conexão em tempo real entre as decisões e a manipulação dos instrumentos.  Com o SurgicalAR, os médicos passam a mitigar ainda mais as complicações cirúrgicas e garantir a segurança do paciente. 

O CEO da Medivis, Osamah Choudhry, destaca o fato de os cirurgiões ainda dependerem na atualidade de imagens em formato 2D para exibir dados do paciente, exigindo que os profissionais desviem sua atenção visual durante os procedimentos. Ele acrescentou que eles são forçados a usar a imaginação para analisar os dados mentalmente, o que reduz a eficiência do processo.

Realidade aumentada proporciona maior precisão a cirurgias realidade aumentada proporciona maior precisao a cirurgias realidade aumentada proporciona maior precisao a cirurgias 3

O SurgicalAR tem entre suas vantagens a poder de proporcionar uma real percepção de profundidade, dando também maior capacidade de planejamento para os médicos. Outro avanço é que a realidade aumentada dá vida aos dados brutos de imagens em um ambiente virtual, sem a necessidade do uso das mãos, reduzindo a chance de erros. Com tudo isso, o tempo médio das cirurgias também pode ser consideravelmente reduzido.

O Medivis foi desenvolvido especificamente para organizações de saúde de nível empresarial. A plataforma funciona perfeitamente com qualquer infraestrutura e permite que os cirurgiões sincronizem e integrem diretamente com sistemas de comunicação e arquivamento de imagens hospitalares (PACS) em tempo recorde.

A novidade já começa a ter sua aplicação. O Houston’s MD Anderson Cancer Center, no Texas, usa a nova tecnologia para retirada de tumores cerebrais, alcançando uma precisão bastante acurada num tipo de procedimento em que qualquer erro pode ser fatal. Por conta desses avanços, a empresa responsável já arrecadou mais de US$ 25 milhões por parte de fundos de investimento para a montagem de novos sistemas.

Print Friendly, PDF & Email

Fale Conosco

Print Friendly, PDF & Email
Enviar Carta
Inscrição